Personalidades políticas lançam apelo por cooperação científica


A cooperação científica internacional deve ser reforçada na Antártica a fim de preservar o Continente Branco, defenderam na última quarta-feira, 22, em Bruxelas, o príncipe Albert II de Mônaco, o ex-primeiro-ministro francês Michel Rocard e seu antigo colega australiano Robert Hawke em um apelo comum.

 

"A pesquisa na Antártica sofre uma divisão lamentável", comentou o príncipe Albert II, ao abrir na capital belga a 36ª reunião consultiva sobre o Tratado da Antártica.

 

"Este continente dedicado à ciência (…) não beneficia suficientemente os programas científicos coordenados internacionalmente", reclamou.

 

Nas 80 principais estações de pesquisa instaladas na Antártica, "apenas duas podem ser qualificadas de internacionais e ainda assim não abrigam mais que dois países por vez", acrescentou o príncipe, insistindo nas vantagens "econômicas, ecológicas e diplomáticas" de uma concertação reforçada.

 

Cinquenta países integram o Tratado sobre a Antártica, que entrou em vigor em 1961 para garantir a utilização deste continente para fins pacíficos. Em vigor desde 1998, um protocolo, relativo à proteção ambiental na Antártica, considera o continente "uma reserva natural dedicada à ciência e à paz".

 

A cooperação científica internacional na Antártica deve permitir a implantação comum de infraestruturas e da logística, declarou Michel Rocard, embaixador francês para os polos Ártico e Antártico ao fazer a leitura do apelo comum.

 

"É ao menos surpreendente constatar que não existe quase iniciativa alguma de internacionalização das infraestruturas e da logística na zona do tratado", constatou.

 

"Se contemplarmos as vantagens potenciais que representa a mutualização dos meios e dos custos logísticos, sem esquecer a redução do impacto ecológico, esta situação é ainda mais surpreendente", destacou.

 

Rocard pediu que as partes do tratado "decidam abrir um espaço de discussão e reflexão" sobre o tema, já que é mais necessário em uma época de "crise mundial e de dificuldades orçamentárias dos Estados".

 

O benefício seria "duplo", segundo os signatários do apelo: "um desenvolvimento melhor da ciência e o reforço da harmonia internacional" na Antártica.

 

O príncipe Albert insistiu ainda na necessidade de uma mobilização "o mais ampla possível" pela Antártica, um "continente essencial para a sobrevivência", onde "os obstáculos e perigos são cada vez mais ameaçadores".

 

"O perigo da pesca predatória começa a se impor de forma muito séria", constatou, fazendo um apelo pela "criação de áreas marítimas protegidas" e de uma extensão dos princípios do tratado para as zonas marítimas adjacentes à Antártica.

Fonte: AFP