Camarão de água doce está em nova lista da IUCN


A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) divulgou na terça-feira, 2 de julho, a mais recente Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas. Nesta atualização, mais de 700 espécies de plantas e animais foram adicionadas ao levantamento em suas três categorias de ameaça, elevando o total para 20.934.

Conheça abaixo algumas das espécies listadas como "criticamente em perigo":

 

As coníferas

No reino vegetal, o destaque está nas coníferas, a exemplo das araucárias. Segundo o documento, cerca de 34% das espécies dessa família de plantas, que são consideradas os maiores e mais antigos seres vivos do planeta, podem sumir para sempre. O número é 4% maior do que em 1998, quando foi feita a última avaliação semelhante das coníferas.

Botos-do-índico

Encontrados na China, no rio Yangtze, e em dois lagos adjacentes, Poyang e Dongting, a população do boto foi estimada em cerca de 1.800 em 2006. Esse número tem reduzido em mais de 5% ao ano desde 1980, o que faz essa espécie ser avaliada como criticamente em perigo. Crescentes ameaças a estes botos incluem a pesca ilegal, o tráfego intenso de navios, mineração de areia e poluição.

Caramujos cone

Os caracóis cone, típicos de ambientes marinhos tropicais, são considerados um dos animais mais mortais de todos os oceanos. Pesquisas revelam que apenas uma gota do veneno é suficiente para matar 20 pessoas adultas. Essa é a primeira vez que eles foram avaliados, com 8% de ameaça de extinção, devido a perda de habitat e a poluição.

Camarões de água doce

Das espécies de camarões de água doce, 28% estão ameaçadas de extinção. A poluição, a modificação do habitat e o alto nível de comercialização para consumo são algumas das principais ameaças que esses animais enfrentam.

Fonte: Eco Desenvolvimento