Jovens participam de conferência ambiental nacional


Por Caroline Machado
Repórter DomTotal

 

“Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis” é o tema da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) que, de acordo com o site do Ministério da Educação (MEC), tem como objetivo fortalecer a cidadania ambiental nas escolas e comunidades, incentivando atitudes responsáveis e comprometidas da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais.

Trabalhando uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora, o evento, promovido pelo MEC, em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) é destinado a estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental, com idade entre 11 e 14 anos.

Durante a primeira etapa, cada instituição de ensino participante deverá promover encontros e diálogos, trabalhando a temática de escolas sustentáveis a partir da criação de projetos de ação. Em seguida deverão ser escolhidos os representantes que levarão as ideias discutidas para as etapas sucessivas.

Após as conferências nas escolas, realizadas até 31 de agosto, acontecerá a fase municipal ou regional, que tem prazo até 6 de outubro. Depois ocorre a fase estadual, que é obrigatória, até 25 de outubro, culminando na etapa nacional, de 25 a 29 de novembro, em Brasília. Na Conferência Nacional, esses jovens irão aprofundar a temática, socializar os projetos e participar de oficinas temáticas.

Edições anteriores

A Conferência Nacional Infantojuvenil teve a primeira edição em 2003, envolveu 15452 escolas e mobilizou 5.658.877 pessoas em 3.461 municípios em todo o país. A segunda, em 2005, atingiu 11.475 escolas e comunidades e 3.801.055 pessoas em 2.865 municípios. Já a terceira em 2009 aconteceu em 11.631 escolas, envolvendo mais de 3,7 milhões de participantes em 2.828 municípios.
 


Debatendo o tema das Mudanças Ambientais Globais e assumindo responsabilidades, cada uma das conferências reúne entre 600 e 700 delegados eleitos nas etapas escolares e estaduais.

A quarta edição da CNIJMA, que começou a ser articulada durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20, ocorrida no ano passado, ainda está com as inscrições abertas. A adesão das escolas ao processo de Conferência é voluntária, basta acessar o site www.conferenciainfanto.mec.gov.br.

Fonte: Redação DomTotal