Escola Estadual Cristiano Machado integra ECOS


Localizada no bairro Padre Eustáquio a Escola Estadual Cristiano Machado possui um espaço altamente organizado. Sob a direção do professor Noé, mantém um ensino de tradição para jovens da região, incluindo bairros como Gameleira, Coração Eucarístico e Minas Brasil.

 

Na última sexta-feira, 12, o professor Elmo Júlio, representante do Movimento ECOS, foi recebido pela instituição de ensino para a realização de uma oficina. Embora a Cristiano Machado não estivesse com seu número total de alunos, devido às férias, o professor fez um trabalho individualizado com os estudantes presentes, supervisores pedagógicos e com o professor e diretor Noé.

 

O Movimento foi apresentado em sua essência, desde a criação até as buscas de seus objetivos. Elmo abordou a importância das intervenções que o ECOS possibilita no desenvolvimento do aprendizado para os jovens e na motivação de pesquisas e práticas no campo ambiental e social. “É necessário tornar os jovens dessa nova geração integrantes de uma sociedade viva e preocupada com as questões ecológicas e de equilíbrio social, para germinar ideias sustentáveis”, disse o professor.

 

Para o diretor da Cristiano Machado Projetos como o ECOS “são ferramentas fundamentais no exercício da Educação Ambiental”. O grupo de jovens presentes manifestou interesse sobre o trabalho e o apoio que a Escola Superior Dom Helder Câmara vem promovendo para a educação pública, se tratando de uma possibilidade inédita para os jovens.

 

O entorno da escola atrai ainda mais os integrantes da instituição a participar ativamente do Movimento, desenvolvendo novos projetos. Com grandes áreas ainda baldias as margens da Via expressa Leste-Oeste, necessitando de revitalização, como jardinagem e espaços preparados para reflexão e aulas de campo para disciplinas de biologia, geografia, dentre outras.

 

Ao final da visita, o professor Noé solicitou um retorno de representantes do ECOS para que os demais alunos da instituição possam conhecer o Movimento e constituir núcleos de intervenções nestes locais.

 

Confira as fotos!

Fonte: Da Redação

Publicado em: ECOS