Poluição hídrica preocupa especialistas


Por Caroline Machado
Repórter DomTotal

A poluição da água é um dos grandes problemas da atualidade. Há milhões de anos este recurso sofre transformações, se renovando e sendo constantemente reutilizado. A contaminação é uma das principais modificações que atingem nossas águas. A incorporação de materiais como microoorganismos, produtos químicos, resíduos industriais e até mesmo o esgoto doméstico, deterioram sua qualidade e a torna inútil para o consumo.

De acordo com o Engenheiro Sanitarista e Ambiental, da Actual Engenharia Mineral e Ambiental Ltda, Thiago Almeida Cupertino, os principais contaminantes das águas superficiais são os esgotos domésticos e efluentes industriais, principalmente nas áreas urbanas. “Os efeitos da poluição podem ser preocupantes quando atingem as águas correntes superficiais e as águas subterrâneas. Afetar a saúde humana é uma das grandes consequências da presença de certos tóxicos nos recursos hídricos do planeta”, afirma o Engenheiro.

 

Dados preocupam

O artigo 3º da Declaração Universal pelos Direitos da Água recomenda: “Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia”. Porém, a preservação dos recursos hídricos no planeta está comprometida. Segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), 80% das águas residuais não são recolhidas ou tratadas e são depositadas com outras massas de água ou infiltradas no subsolo, resultando em problemas de saúde à população, além de danos ao meio ambiente.
 


Para Thiago, uma das soluções para esse problema é diminuir as substâncias tóxicas e patogênicas presentes na água através do tratamento de esgotos antes de lançá-los nos rios e mares. “Além de evitar, ou no mínimo, diminuir a emissão de agentes poluentes, é necessário preservar e proteger os mananciais existentes”, destaca.

Não há dúvidas de que a água é de vital importância para seres vivos. “Para que possamos salvar a vida em nosso planeta ‘todos’ precisam ajudar. Atitudes simples, porém concretas, como o não desperdício, ajudarão em muito a preservação da água. Por isso é de extrema relevância a realização de campanhas e ações contra o mau uso desse bem tão precioso”, alerta o Engenheiro Sanitarista e Ambiental.

Congresso Internacional
 


Tendo a água como tema central, a Escola Superior Dom Helder Câmara realiza, nos dias 12 e 13 de setembro, o II Congresso Internacional de Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. O objetivo do evento é encontrar soluções para a relação do homem com a água e sua preservação para as gerações futuras, tendo em vista que é um recurso que não está disponível igualitariamente no planeta Terra.
 


De acordo com a comissão organizadora o Direito existe para regular ações humanas em sociedade, portanto o Congresso, dentre outros objetivos, destaca as experiências nacionais e internacionais de proteção aos recursos hídricos.

As inscrições para o Congresso estão abertas. Clique aqui e inscreva-se!

Fonte: Redação DomTotal