ECOS na luta pela preservação de nascentes


Neste último domingo, dia 22 de setembro, data de início da primavera, o Movimento ECOS participou de mais uma etapa de mobilização em defesa do meio ambiente e especialmente para preservar as nascentes da Serra do Curral, região leste de Belo Horizonte, a “Caminhada em Saudação à Primavera”.

 

O evento, em parceria com o ECOS, foi organizado pelo Movimento Cultural e Ambiental (MOC-ECO), integrando o 5º Festival Cultural promovido pela organização. O início das atividades ocorreu na Praça Ponte do Navio, no bairro da Saudade, em BH, onde foram proferidas palavras e manifestações em defesa das nascentes da região leste, incluindo uma breve oração em homenagem à primavera.

 

Os participantes subiram as margens do Córrego dos Joães, preservado pela população, para visitar uma iniciativa de despoluição do córrego, feita por um morador do local. Trata-se de seu Nonô, um senhor de 70 anos de idade que há mais de 20 vem dedicando seu tempo para tentar salvar as águas do córrego. Com iniciativas simples que envolvem a retirada do lixo, desvio de esgotos, filtragem natural das águas e arborização das margens, seu Nonô criou uma espécie de oásis para pássaros e outros animais.

 

A água que chega escura e malcheirosa na propriedade de seu Nonô sai do outro lado cristalina e quase potável.  Durante mais de uma hora seu Nonô mostrou todo o resultado de seu trabalho e brindou a todos com uma verdadeira aula de preservação ambiental. Seu trabalho já lhe rendeu diversas homenagens públicas e premiações, pois mostra que é possível salvar nossas águas através de atitudes simples, que nascem da conscientização popular.  

 

Iniciativa

 

Do Córrego dos Joães os participantes se deslocaram até a nascente do Córrego Taquaril, onde a comunidade reivindica a criação de uma área de lazer e preservação ambiental, como único meio de salvar o córrego da poluição que já começa a degradar suas águas.

 

O encerramento da caminhada em prol do meio ambiente ocorreu no alto da Serra, onde a comunidade identificou a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) como responsável pelo lançamento do esgoto coletado diretamente dentro das nascentes. O Movimento ECOS, por meio do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Escola Superior Dom Helder Câmara, está estudando a possibilidade de mover uma ação judicial de iniciativa popular para tentar coibir esse mau exemplo praticado pelo Poder Público.

 

Devastação

 

Moldura de Belo Horizonte, visível de diferentes pontos, a Serra do Curral se impõe como um dos principais símbolos da capital mineira. A flora é diversificada e varia de espécies do Cerrado até remanescentes da Mata Atlântica.

 

Parte do local está sob proteção municipal desde 1991, com retificação em 2002, e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1960. Mas não tem sido o bastante. Durante a caminhada, o que se vê é o descaso dos visitantes e governantes com a riqueza natural.

 

Confira as fotos da caminhada!

Fonte: Da Redação

Publicado em: ECOS