Pedalar beneficia a saúde do ciclista e o meio ambiente


Por Caroline Machado
Repórter DomTotal

Mesmo com cada vez mais bicicletas nas ruas, muita gente ainda estranha quem deixa o carro de lado para dar algumas pedaladas na realização de viagens curtas. Especialistas afirmam que aderir à bike como principal veículo de transporte, em vez de carro ou moto, ajuda a prevenir doenças, evita congestionamentos, traz bem-estar e preserva o meio ambiente.

O advogado e professor de Direito Ambiental Leandro Eustaquio de Matos Monteiro, 37 anos, há um ano adotou a bike como principal meio de transporte, após ter vendido um de seus carros para dar entrada no financiamento de seu novo apartamento com a esposa. Porém, hoje, mesmo podendo comprar outro carro, o advogado prefere a bicicleta “pela fácil e rápida locomoção casa-trabalho-casa”, afirma.

Morador do bairro Buritis, em Belo Horizonte, Leandro realiza cinco vezes por semana um percurso de aproximadamente 8 km, divididos entre ônibus e bike, para chegar ao escritório onde trabalha no Cidade Jardim. “Os benefícios a saúde são visíveis. Sinto-me mais bem disposto. Há emagrecimento natural. O ciclista é um sujeito alegre por natureza, não há dia que eu não chegue feliz no trabalho, depois de uma pedalada prazerosa”, destaca o Advogado.

Circular sobre duas rodas tornou-se uma tendência. A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), estima que mais de 24 milhões de brasileiros pedale diariamente. Sendo que cerca de 53% usa a sua bike como meio de transporte principal. Mas Belo Horizonte ainda peca quando o assunto é infraestrutura para os ciclistas.

Para Leandro, BH é uma cidade insegura. “Faltam ciclovias, ciclofaixas e principalmente respeito para com o ciclista. A educação peca demais nesse sentido. Há vias subutilizadas, como a Antonio Carlos e Cristiano Machado, que estão em constante reforma e poderiam ter faixas exclusivas para ciclistas. É importante e não é empecilho o fato de BH ser uma cidade montanhosa”.

O meio ambiente agradece!

No Brasil os veículos automotores ocupam o primeiro lugar entre os grandes vilões do aquecimento global, é o que aponta o Instituto Nacional do Meio Ambiente (Inma). Cerca de 87% das emissões de substâncias poluentes em nosso território vêm dos escapamentos.

De acordo com a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), e ao contrário do que se pensa, o ar dentro dos veículos é ainda mais poluído que o ar do lado de fora, a informação é comprovada pelo Instituto do Coração (InCor) e a Associação da Qualidade do Ar em Interiores dos Estados Unidos.

Ao deixar o carro em casa o cidadão deixa de lançar no ar, em apenas um dia, 6 quilos de gás carbônico a cada 30km, a distância média que uma pessoa motorizada percorre numa grande cidade, segundo o Inma. Sendo assim, cada pessoa que pedala os mesmos 30km no decorrer de um ano, livra a atmosfera de quase 2 toneladas de gás carbônico.

Por ser um veículo ecologicamente correto a bicicleta é uma grande parceira do meio ambiente. O ciclista Leandro considera que pedalar uma grande ação para o futuro. “Sou professor de Direito Ambiental. Nada melhor do que um bom exemplo para despertar mudança, principalmente em meus alunos”, conclui.

Fonte: Redação DomTotal