Piquenique Sustentável no mês do Consumo Consciente


Instituto Akatu incentiva brasileiros a se reunir com amigos e familiares em programa simples e divertido.

                 

Neste mês de outubro, o Instituto Akatu lança a campanha Piquenique Sustentável, para marcar o Dia do Consumo Consciente, celebrado no dia 15 (terça-feira). A campanha tem a missão de mobilizar os brasileiros a comemorar a data de uma forma muito simples e divertida: com um piquenique! E o Akatu ainda dá o exemplo, convidando todos a participar do encontro que organiza no dia 19, na Praça Victor Civita, em São Paulo.

As pessoas são convidadas a trazer seu lanche sustentável e aproveitar o espaço repleto de soluções arquitetônicas e educativas sustentáveis.

Pelo terceiro ano consecutivo, a campanha lançada pelo instituto incentiva uma grande rede de piqueniques sustentáveis em todo o país. “O objetivo é chamar a atenção das pessoas para a possibilidade de realizar uma atividade que proporciona imenso bem-estar e pode ser feita sem qualquer tipo de consumismo. Com esta campanha queremos promover o consumo com consciência, apenas do essencial para esse momento lúdico” afirma Helio Mattar, diretor-presidente do Akatu. 

O mês do Consumo Consciente reúne também o Dia das Crianças (12/10), o Dia do Professor (15/10) e o Dia Mundial da Alimentação (16/10) – cuja celebração completa a ideia do Piquenique Sustentável e reforça junto às crianças, aos professores e nas escolas a importância dessas datas como um momento alegre e de integração. 

Para ajudar na organização do Piquenique Sustentável, o Akatu colocou em seu portal uma série de dicas que tornam a atividade, de fato, mais sustentável. Além disso, convida os participantes dos piqueniques a relatarem suas experiências, com histórias e fotos pelo Facebook, Twitter ou pelo e-mail akatu@akatu.org.br.

O Akatu espera, até o fim de outubro, receber uma grande quantidade de relatos. Piquenique no feriado, no final de semana, no intervalo do almoço no trabalho, à luz da lua, com brincadeiras, feira de trocas de brinquedos, roupas e acessórios: vale qualquer ideia nova e divertida que surgir. “É uma maneira interativa e engajadora de refletir sobre nossos hábitos de consumo”, afirma Mattar.

O que comprar, como comprar, de quem comprar, o que levar, como levar, como descartar, como ir, que atividades fazer durante o dia etc. Todas essas perguntas vão aparecer durante o planejamento do Piquenique Sustentável e, por isso, o Akatu preparou um KIT especial: 

1.    Guia para um Piquenique Sustentável, com sugestões para ajudar a fazer escolhas mais sustentáveis de consumo para o piquenique. 

2.    Cartazes para preencher e colar na escola, empresa ou onde quiser. Lá é possível indicar o dia e o local que escolheu para realizar o piquenique.

3.    Peças para divulgar na internet, Facebook e também enviar aos convidados.

4.    Uma assinatura de e-mail para divulgação da ideia em mensagens eletrônicas.

Mais informações no site www.akatu.org.br.

Serviço
Piquenique Sustentável
Quando: 19 de outubro, das 9h às 13h.
Onde: Praça Victor Civita (R. Sumidouro, 580, Pinheiros, São Paulo / SP.
A arquibancada ou o palco será o espaço para atividade em caso de chuva.

 

Fonte: Revista Mundo Eco