16 de outubro – Dia Mundial da Alimentação


   

Você sabia que, somente no Brasil, 20% de toda comida que colocamos no prato acaba indo pro lixo, o que dá em média 39 mil toneladas por dia? Toda essa comida jogada fora daria para alimentar o alarmante número de 19 milhões de brasileiros. Pensando nisso e em homenagem ao Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, a EcoBenefícios desenvolveu uma campanha para alertar a população sobre esse desperdício desnecessário.

Eles substituíram pratos comuns, por pratos com 20% a menos do tamanho normal em restaurantes e refeitórios. No prato, há uma frase estampada explicando que 20% do que comemos vai para o lixo.

    

Ainda como parte da ação, a Ecobenefícios enviou caixas contendo os pratos para os setores de Recursos Humanos de 200 empresas em todo o país e também para jornalistas, chefs e formadores de opinião, para que todos eles pudessem levar a iniciativa adiante.

O trabalho foi lançado no Dia Mundial da Alimentação do ano passado e foi finalista em festivais internacionais como Cannes e Clio. Em sete dias, o vídeo teve mais 390 mil compartilhamentos no Facebook a partir do post de um internauta português, o que fez com que a campanha alcançasse visualizações em países como Portugal e Espanha, além do Brasil.

É divertido e interessante, ao mesmo tempo, observar a reação das pessoas, que a princípio não entendem muito bem o que está acontecendo, mas que depois de lerem a mensagem, acabam com um sorriso no rosto.

Assista a campanha que, embora criada em 2012, é atemporal, pois revela uma realidade que deve ser modificada:

Fonte: Hypeness e Conselho Regional de Nutricionistas