Belo Horizonte sofre com acumulo de lixo em bocas de lobo


Por Caroline Machado
Repórter DomTotal

Ameaças de inundações voltam a preocupar os belo-horizontinos. Um vendaval seguido de tempestade na tarde da última quarta-feira (2) deixou a população em alerta e de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo permanece instável até domingo, com risco de pancadas de chuva em todo o estado, principalmente nos períodos da tarde e noite.

Muitas das inundações que se repetem em várias regiões da capital mineira são reflexos dos maus hábitos dos cidadãos. Dados da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) apontam que toneladas de lixo e entulho são jogadas diariamente em bocas de lobo e esgotos, pelas populações das grandes e médias cidades brasileiras. Grande parte destes detritos causa entupimentos, alagamentos e outros transtornos, após arrastados pelas águas das chuvas.

 

Nas Ruas de BH

Segundo informações da assessoria da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), Belo Horizonte conta atualmente com cerca de 74.000 bocas de lobo. Pelo menos a cada dois meses todas elas são limpas. Algumas, no Hipercentro, recebem o serviço de limpeza até três vezes por semana. O gari retira da boca de lobo os resíduos, usando pá e enxada. Os principais materiais recolhidos são papel, folhas, restos de cigarros, barro, dentre outros.

Para o gerente de Limpeza Urbana da Regional Centro-Sul, Denilson Pereira Freitas, a falta de consciência das pessoas ao descartarem o lixo em locais impróprios é um dos agravantes. “Ainda falta consciência em relação ao lixo, as pessoas depositam o resíduo em locais inapropriados e que infelizmente causam as enchentes. São pontos propícios para a proliferação de doenças”, afirma.

De acordo com informações da SLU, os descartes em bocas de lobo se diferenciam em cada parte da cidade. O lixo doméstico se concentra nos bairros residenciais, os pontos de ônibus são alvos das bitucas de cigarro e embalagens de alimentos, já em áreas com grande concentração de lanchonetes são encontrados copos descartáveis, salgadinhos e guardanapos na drenagem subterrânea. Os garis chegam a encher diariamente um caminhão ao limparem até 40 bocas de lobo. Em 2013 a média de lixo recolhido nestes locais é de 13,5 toneladas por dia.

"Falta educação. A gente pede, faz campanhas, mas elas não surtem efeito. As pessoas continuam colocando lixo na rua. É necessária e importante a cooperação da sociedade para que não haja mais problemas”, destaca o gerente de Limpeza Urbana.

Sabendo da realidade vivenciada nas ruas de Belo Horizonte, o DomTotal foi às ruas para saber da população: “Você costuma ver as pessoas jogarem lixo nas ruas, em especial nas bocas de lobo?”

Gleicemara de Souza Araujo, 27 anos, Universitária

“Vivencio constantemente situações em que pessoas jogam lixo pelas ruas como se fosse a coisa mais natural do mundo. Desde crianças até os mais idosos. Nos pontos de ônibus as bocas de lobo servem de lixeira, mas o lixo vem de toda parte atirado até mesmo das janelas dos carros em movimento. A falta de educação parece ser distribuída enquanto caminhamos pelas ruas.”

 

José Geraldo da Silveira, 48 anos, Pedreiro

“Acontece tantas vezes que a gente nem repara. As ruas estão cada dia mais parecidas com lixões a céu aberto e as pessoas, pelo visto, se importam cada vez menos com essa situação. Só dão importância mesmo quando as enchentes destroem suas casas, mas aí a culpa é do governo, nunca do lixo que cada um joga na rua.”

Lorena Rodrigues Maciel, 18 anos, Estudante

“Vejo o tempo todo. Todo mundo joga. Os que guardam até as embalagens de bala no bolso, para descartar depois em uma lixeira, são raros. Eu procuro fazer minha parte sempre e até mesmo me irrito com as atitudes inconscientes e sem educação dos cidadãos brasileiros. As bocas de lobo vivem entupidas. Muitos acham que um papelzinho, ou o resto do cigarro não vão fazer diferença, mas podem causar grandes estragos.”

Débora Mendes Faria, 25 anos, Representante de Laboratório

“Para mim lugar de lixo é no lixo! Pena que boa parte da população não pensa o mesmo, a prova está diariamente a nossa vista. É raro encontrar uma rua completamente limpa, no centro de Belo Horizonte, então, impossível. As bocas de lobo são um caos, sempre transbordando entulhos. Precisamos mudar de atitude já!”

Gabriel Lucas Ribeiro, 22 anos, Universitário

“Quando olhamos as ruas de BH o que vemos é uma grande desordem, lixo pra todo lado. Acho que muitas pessoas vêem as bocas de lobo como substitutas de lixeiras, principalmente os fumantes. Vejo todos os dias pessoas desembrulhando balas e jogando o papel no chão, enquanto caminham ou mesmo das janelas de carros e ônibus. Um verdadeiro absurdo!”

Fonte: Redação DomTotal