Se existe um gráfico que vá te deixar desconfortável, esperamos que seja esse.


                  

O Credite Suisse, banco global sediado em Zurique, realizou um gráfico que ilustra a repartição mundial de riqueza. 32 milhões de pessoas- uma massa ligeiramente superior aos integrantes da Benelux, ou 0,7% da população mundial – possuem em suas mãos um total de 41% de todas as riquezas do planeta; 98.700 bilhões de dólares.
Com base no mesmo gráfico, é possível auferir que 3,2 bilhões de pessoas – 68,7% da população adulta- possuem 3% da riqueza mundial ou 7.300bilhões de dólares. (Fonte: Fabrizio Goria; @FGoria)

Um estudo realizado sobre as conseqüências da crise financeira em países desenvolvidos, fora divulgado pela OIT (Organização Internacional do Trabalho). Desta forma, ao avaliar o período entre 2010 e 2011, constatou-se uma crescente quanto ao número de pobres em alguns dos principais expoentes econômicos, tais como Estados Unidos, França, Espanha e Dinamarca. 
Atribui-se a consequência desta crescente ás deteriorações das condições de trabalho e forte aumento de pessoas desempregadas.

Em contrapartida, em países da América Latina a situação econômica e social melhorou. Destes destacam-se Colômbia e Chile. Os pesquisadores da Credit Suisse também fizeram uma projeção sobre o crescimento dos milionários ao redor do mundo nos próximos cinco anos. O Brasil com 84% é um dos países que conseguirão multiplicar seus milionários até o final de 2013 (Fonte: Canal Ibase).

                    

Publicado originalmente em: Express

Data: 09 de outubro de 2013.
Por: Arnaud Lefebvre.
Demais informações e gráficos: Canal Ibase

 

Traduzido por: Matheus Lima