Um quarto da agricultura mundial está em áreas de estresse hídrico


Um quarto da produção agrícola mundial é procedente de regiões que sofrem um forte estresse hídrico e 40% da alimentação disponível já provém de culturas irrigadas, revelou o estudo de um instituto americano publicado nesta quinta-feira (31).

Para o World Ressource Initiative (WRI), "este estudo ilustra as tensões entre a disponibilidade de água e a produção agrícola", bem como a necessidade de se "encontrar um equilíbrio entre estes dois recursos essenciais, enquanto a população mundial não para de aumentar".

A agricultura já consome 70% do uso de água no planeta. E certamente, destacaram os autores, as culturas não estão expostas da mesma maneira.

Mais de 40% do trigo é cultivado em regiões expostas a estresses hídricos "elevadas ou extremamente elevadas" (centro dos Estados Unidos, sul da Europa, norte da Índia, China), enquanto metade da produção de uma planta têxtil como o algodão já é afetada (sul dos Estados Unidos, Ásia oriental, etc).

Da mesma forma, nem todos os cultivos têm a mesma demanda hídrica: raízes e tubérculos como as cenouras e as beterrabas ou as batatas demandam menos de meio litro d´água para produzir uma caloria. No entanto, as lentilhas e os feijões precisam de 1,2 litro/caloria, segundo trabalhos realizados pela Universidade de Twente, na Holanda, e a ONG Water Footprint Network.
 


Se a irrigação permite aumentar a produção de forma espetacular, o temor "é ver todos os rios e todos os lençóis freáticos sob tensão crescente".

"O problema real é ver os conflitos pelo uso da água se intensificarem", avaliou o WRI. Sem que ocorram mudanças, "a demanda de água vai crescer 50% até 2030, mas a disponibilidade não pode aumentar na mesma proporção", anteciparam.

A agricultura responderá, sozinha, pela metade desta demanda suplementar porque é necessário, segundo as previsões, aumentar a produção de calorias em 69% até 2050 para alimentar as 9,6 bilhões de pessoas que o mundo terá então, segundo a ONU.

Um mapa interativo, disponível no site http://www.wri.org/applications/maps/agriculturemap permite constatar por cultura (do cacau ao arroz, da borracha à soja) e por região quais são os pontos nevrálgicos.

Fonte: AFP