Aquecimento global faz canadenses temerem ataques de ursos polar


Eles podem até ser bonitinhos, mas, se por acaso, você ver um urso polar fora do zoológico, corra. Isso porque as mudanças climáticas estão modificando os hábitos alimentares desses animais e, de vez em quando, um deles tenta incluir um humano no cardápio.
 


Na última semana, um ataque de urso polar deixou duas pessoas feridas no Canadá. De acordo com o The Guardian, em Churchill, uma cidadezinha de 900 habitantes, os moradores têm evitado andar sozinhos desde setembro, quando ocorreu um episódio semelhante.

Embora fiquem próximos da Hudson Bay, local que vive do turismo por ser conhecido como a "capital mundial do urso polar no mundo", os confrontos entre os habitantes e os animais eram episódios isolados. Mas com a perda de gelo do seu habitat, os ursos polares estão ficando sem opção.
 


Vida dura

Segundo a Federação Nacional de Vida Selvagem do Canadá, tradicionalmente a região fica sem gelo durante o verão, restando aos ursos viver em terra e comer quase nada até que a baía volte a congelar para que eles possam caçar animais marinhos nos icebergs.

 

Só que nos últimos 20 anos, a volta do gelo está demorando, em média, mais 20 dias. Assim, os ursos polares ficam mais tempo sem caçar e até perdem a época de nascimento das focas, prato predileto desses animais. Com tanta restrição, os ursos perderam em torno de 15% do seu peso e a população da espécie já reduziu cerca de 20%.

E não é só na temporada de caça que influi o degelo prolongado. Com pouco gelo, os icebergs estão se afastando da costa, deixando a área de mar aberto mais extensa e com ondas maiores, dificultando a locomoção dos ursos. Biólogos chegaram a registrar, em 2004, quatro ursos polares afogados.

E as estimativas daqui para frente não são nada boas. A Pesquisa Geológica dos Estados Unidos prevê que dois em cada três ursos polares desaparecerão até 2050.

Fonte: Eco Desenvolvimento