Alguns números que te farão ver a questão ambiental com outros olhos…


Fala-se tanto em Meio Ambiente e em preservação dos recursos naturais nos dias de hoje que a questão chega até a ser banalizada. Entretanto, será que mesmo sabendo de causas de nossos problemas ambientais, as pessoas contribuem de forma efetiva para conservação dos recursos naturais? Mais do que isso: será que procuramos nos informar devidamente sobre tal assunto? Digo, das consequências da inação ou da ação nociva ao meio que nos circunda?

Com intuito de contribuir à essa discussão, gostaria de tomar um pouco de seu tempo para listar algumas curiosidades um tanto impactantes sobre a situação em que nosso planeta se encontra e sobre impactos ambientais diversos advindos da ação antrópica.

Você sabia que…

– nas últimas três décadas foram consumidos 33% dos recursos naturais de todo o planeta?

– uma tonelada de papel reciclado poupa cerca de 22 árvores, economiza 71% de energia elétrica e polui o ar 74% menos do que se fosse produzido de novo?

– os Estados Unidos, com cerca de 5% da população mundial, consomem 30% dos recursos mundiais?

              

– 1 litro de óleo de cozinha usado despejado na pia chega a contaminar de uma só vez 1 milhão de litros de água, o suficiente para a sobrevivência de uma pessoa até os 40 anos?

– 75% das zonas de pesca do planeta estão sendo exploradas ao máximo, ou além da sua capacidade?

– é preciso cortar uma árvore de 15 a 20 anos de idade para produzir apenas 700 sacos de papel?

– 80% da cobertura vegetal original das florestas do planeta desapareceram?

– a natureza leva de 2 a 6 semanas para decompor um jornal, 1 a 4 semanas para as embalagens de papel, 3 meses para as cascas de frutas, 3 meses para os guardanapos de papel, 2 anos para as bitucas de cigarros, 2 anos para os fósforos, 5 anos para as pastilhas elásticas, 30 a 40 anos para o nylon, 200 a 450 anos para os sacos e copos de plástico, 100 a 500 anos para as pilhas, 100 a 500 anos para as latas de alumínio e um milhão de anos para o vidro?

              

           – perdemos 2000 árvores por minuto na Amazônia, área equivalente à de um campo de futebol?

– diariamente cada um de nós é responsável pela produção de cerca de 1,3 kg de resíduos, o que ao longo de um ano são quase 500 kg?

– a cada ano um automóvel produz, em média, quase quatro vezes o seu peso em dióxido de carbono?

E então, você já sabia de algumas dessas informações? E seus amigos, estão por dentro de tais dados? Que tal compartilhar curiosidades e trocar conhecimentos?

 

Fonte: E esse tal meio ambiente?