Tufão nas Filipinas é um alerta ao planeta


O tufão que devastou as Filipinas deve servir de advertência para que as mudanças climáticas sejam levadas a sério, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, neste sábado na Estônia.

"Vivemos um momento histórico crucial. Nosso futuro dependerá do que decidirmos fazer, mas ainda há gente na Terra que parece acreditar que temos dois planetas", declarou Ban Ki-moon diante de uma centena de estudantes, diplomatas e jornalistas.

"Vimos o que acaba de acontecer nas Filipinas. É um alerta urgente para a Terra, um exemplo de mudança climática que mostra como essas mudanças afetam a todos na Terra", acrescentou.
 


"É preciso agir antes que seja muito tarde. A ameaça de um aumento de apenas 2ºC da temperatura do globo afetará a todos. A ameaça é muito real e todos temos a responsabilidade de evitá-la", insistiu.
 


Ban Ki-moon pediu que os cientistas participem mais das iniciativas de desenvolvimento sustentável visando a encontrar soluções para esses problemas.
 


"Nós criamos um conselho científico das Nações Unidas que começará a funcionar em fevereiro. Pelo menos 30 pesquisadores vão nos dar informações para ajudar as Nações Unidas a tomar melhores decisões em matéria de desenvolvimento sustentável, proteger melhor nossos recursos e reagir melhor frente à ameaça da mudança climática", informou.

Ban ki-moon também pediu aos países europeus que observem mais além "dos muros dos países ricos".

Fonte: AFP