EUA, Grã-Betanha e Noruega querem frear desmatamento


Os governos da Noruega, Grã-Bretanha e Estados Unidos disseram nesta quarta-feira que vão alocar 280 milhões de dólares de seus recursos multi-bilionários destinados às mudanças climáticas para uma nova iniciativa para frear o desmatamento.

 

O anúncio foi feito durante as reuniões da ONU em Varsóvia, onde mais de 9 mil delegados se encontram com o objetivo de construir as bases de um novo tratado global para combater as mudanças no clima.

 

O montante, parte das finanças climáticas anteriormente anunciadas pelas nações, serão administradas pelo fundo BioCarbon, do Banco Mundial, e tem o objetivo de financiar a agricultura sustentável e melhor uso da terra.

 

"Isso não é apenas uma questão ambiental. É uma questão econômica. É uma questão energética", disse o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, em uma mensagem de vídeo durante o anúncio.

 

A noruega vai contribuir com 135 milhões de dólares à iniciativa, Grã-Betanha com 120 milhões de dólares e os EUA com os 25 milhões de dólares restantes. O fundo esperar atrair também financiamento privado e público no futuro.

Fonte: Reuters