Designer cria abrigo sustentável para moradores de rua


                  

No Brasil o número de pessoas que mora nas ruas é absurdo. Não é uma questão fácil de resolver, nem pode ser banalizada, pois se trata de outra conseqüência da desenfreada desigualdade social da sociedade atual. Enquanto discutimos obras que não são convenientes ao meio ambiente e tecnologias sustentáveis que nos ajudam no processo de conservação do planeta, há pessoas que não possuem nem mesmo um lugar seguro para se protegerem da chuva. Mesmo sendo uma realidade perturbante, a sociedade entrega essa questão aos políticos, que nunca pensam nos moradores de rua, que além de se multiplicarem rápido, ficam largados a própria sorte. Muitos prontamente julgam a condição de vida dessas pessoas alegando que fora sua própria escolha.

Mas como se atrevem a adivinhar e a julgar a vida dessas pessoas? Não sabem que sem moradia fixa, documentos e educação básica e pelo menos um suporte é impossível de se arrumar um emprego e mudar de vida? Como podem questionar as prioridades de uma alma sem aparo e faminta?

Dizem que estamos numa nova hora de restauração e confraternização, onde supostamente devíamos largar as tradições opressoras e sair do comodismo, assumindo finalmente nossas responsabilidades e fazendo a mudança no mundo com nossas próprias mãos. E é para isso que temos acesso a tanta tecnologia nos tempos atuais, para facilitar o compartilhamento de idéias e acelerar os planos, as mudanças! Sem esperar nem criar expectativas que um político vá cumprir suas promessas.

A designer americana Tina Hovsepian nos mostrou que uma pequena e criativa iniciativa pode fazer uma grande diferença. Além disso, ela provou como é fácil, mesmo que estejamos sozinhos, achar soluções progressistas e sustentáveis. Basta olhar nas condições e necessidades do mundo para se inspirar. Ela criou as casas de papelão em formato de Origamis.  A Cardborigami foi desenvolvida para servir como um abrigo temporário para pessoas que não tem onde morar e precisam de ajuda. Tina queria fazer com que sua criação servisse como solução emergencial para pessoas em situação de risco, que poderão utilizar a Cardbotigami para suprir sua necessidade mais urgente até encontrarem um lar definitivo.

As pequenas casas dobráveis feitas de papelão, pesam quase 5 quilos e sua montagem leva apenas 1 minuto, tornando-as portátil, fáceis de manipular e desempenham um importante papel para a sociedade e para o meio ambiente. O papelão é revestido com material resistente a água para proteger o interior da casa em caso de chuva e em seu kit ainda está incluso um retardador de fogo para os casos de emergência.

O Cardborigami ainda é apenas um protótipo, mas poderá mudar a vida de muita gente. Hoje, Tina busca investidores para conseguir produzir as casa de papelão no site de financiamento colaborativo GoFundMe. Mas o projeto não termina aí. O próximo passo é criar um centro de abrigo para esses moradores de rua, onde eles aprenderão a utilizar a casa origami e contarão com ajuda para encontrar seu novo lar. Se você gostou da ideia basta acessar o site e ajudar.

                                                 

Fonte: Arquitetura Sustentável

Laísa Mangelli