Uso sustentável da água em debate no 2º Fórum das Águas


Foto: Frederick Borges/ Divulgação

"Fórum vai debater o uso sustentável dos recursos hídricos"

Acontece em Palmas nos dias 27 e 28 de novembro o 2º Fórum das Águas do Tocantins. O evento será realizado no auditório do Tribunal de Contas do Tocantins, a partir das 8 horas. O Fórum, que tem a parceria da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), busca debater o uso racional e sustentável dos recursos hídricos.

A programação vai contar com atividades culturais, palestras e discussões com a comunidade sobre temas como usos múltiplos dos recursos hídricos, comitês das bacias hidrográficas, saneamento básico, educação ambiental e legislação.

O Fórum em Palmas marca a etapa final da edição deste ano do evento. Outras quatro etapas regionais aconteceram em Araguaína, Peixe, Lagoa da Confusão e Natividade entre os meses de outubro e novembro. Os debates vão contar com a participação de representantes do poder público, sociedade civil e comunidade, com o objetivo de garantir a preservação de uma das maiores riquezas deste que é o mais novo Estado da Federação: seus recursos hídricos.

No encerramento do evento, dia 28, será assinada a 2ª Carta das Águas, que deve conter um resumo dos principais pontos abordados nos debates, propostas de soluções para os problemas apresentados e compromissos firmados pelas instituições.

Assinaturas

Na ocasião, o secretário da Semades, Alan Barbiero, o prefeito de Gurupi e os reitores da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Centro Universitário de Gurupi (Unirg) e do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) vão assinar o termo de intenção que tem o objetivo de firmar um futuro acordo de cooperação para revitalização da Sub-Bacia do Rio Gurupi e apoio institucional para a criação do Comitê das Bacias dos rios Santo Antônio e Santa Tereza.

Outra assinatura importante será a dos dez projetos de pesquisas com foco em recursos hídricos selecionados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT). Os projetos serão financiados com recursos no valor de R$ 1 milhão e 500 mil, oriundos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos, gerido pela Semades.

 

Fonte: VivoVerde