5 maneiras de combater a resistência à sustentabilidade


No campo emergente de negócios verdes, lutamos todos os dias para convencer os céticos de investir em um novo produto, mudar para um novo serviço ou experimentar uma nova forma de trabalho que melhor servem o ambiente natural do nosso mundo e da população. Dia após dia, nos deparamos com a resistência à mudança.

                                            

Muhammad Yunus, do Grameen Bank e do movimento de microcrédito em todo o mundo, passou mais de 30 anos promovendo a idéia do microcrédito – pela primeira vez em sua Bangladesh natal e mais tarde em todo o mundo. Crescendo o Grameen Bank de um pequeno posto avançado de um banco que emprestou a milhões de mulheres pobres foi um processo longo e tentando, e ele aprendeu muito com ele. Então, nós também podemos.

Yunus conseguiu porque ele é um mestre em superar a resistência a novas idéias. Ele vendeu o mundo sobre a praticidade de microcrédito e seu conceito subjacente de que as pessoas pobres nos países em desenvolvimento pode ser confiável para pagar pequenos empréstimos. Hoje, ele está configurado para fazer o mesmo com o conceito de empresa social, que visa fazer um lucro ao abordar uma série de problemas sociais.

Para entender o sucesso de Yunus em formenting mudança, é preciso primeiro saber como reconhecer a resistência, que é tão comum que muitas vezes desencoraja ao passar despercebido. Resistência manifesta em tudo, desde reuniões canceladas as decisões adiadas para frases cotidianas, como “Nós tentamos isso antes e não deu certo.”

Para evitar o desânimo e burnout, temos de abordar esta resistência de forma proativa, mas com paciência. Durante a realização de pesquisa para o meu livro Vinte e sete dólares e um sonho: Como Muhammad Yunus mudou o mundo e que lhe custou , eu identificou cinco principais estratégias de Yunus para lidar de forma eficaz com a resistência que ele encontrou.

1. Abrace a resistência

Buy-in vai lentamente. Inovadores hábeis muitas vezes definir o processo em movimento, conversando com as pessoas cara-a-cara. Em conversas, eles se movem em direção a resistência, em vez de atacar ou apontar falhas no pensamento do outro. Eles cuidadosamente perguntam sobre todos os possíveis medos, reações e preocupações.

Yunus, por exemplo, envia funcionários de sua empresa de energia , Grameen Shakti , a cada casa em uma pequena vila para simplesmente falar sobre os painéis solares. Ele entende que este diálogo não pode ser apressado. E’ um passo necessário antes que alguém possa aceitar o novo caminho.

2. Criar uma história convincente

Para as pessoas  aceitar um novo produto ou idéia, eles precisam entender por que isso é importante. A narrativa atraente completa com cor, drama e emoção, envolvendo e conquistando o apoio.

Yunus frequentemente fala sobre como ele iniciou sua parceria com o Grupo Danone. Tudo começou na hora do almoço em Paris com Groupe Danone CEO ‘s Franck Riboud do Grupo Danone. Yunus disse Riboud sobre o número chocante de crianças em Bangladesh que estão desnutridas e descrevendo o crescimento atrofiado. Ele, então, compartilhou sua idéia de abordar esta desnutrição generalizada com um novo tipo de iogurte que acrescentou muitos nutrientes, como a vitamina A, zinco, cálcio e iodo que as crianças não tinham em sua dieta.

Ele também descreveu os desafios: Como não há refrigeração em aldeias de Bangladesh eo clima é quente fumegante, a distribuição seria um problema. O iogurte teria de ser de bom gosto para que as crianças se interessasse a comê-lo, e ser barato o suficiente para que as pessoas pudessem comprá-los.
Riboud foi cativado imediatamente. Ao final do almoço, ele havia concordado em parceria com Yunus, que se tornou uma empresa social . O contador de histórias tinha trabalhado sua magia.

3. Mantenha seu foco

Durante anos Yunus passou a promover a idéia do microcrédito, ele permaneceu somente como uma idéia. Tudo o que ele fazia  estava ligado ao único propósito de promover o microcrédito e ajudando-a a se enraizar. Ele falou sobre o microcrédito, escreveu sobre ele e, finalmente, ensinou outros a replicar seus esforços no Banco Grameen.

Somente em 2006, após três décadas de dedicação exclusiva à causa de microcrédito,  ele anunciou uma mudança de foco. Fez na cerimônia, quando ele recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 2006, explicando que dali em diante, ele iria gastar boa parte de seu tempo promovendo negócios sociais.

Raramente alguém já demonstrou tão claramente como Yunus que a venda de uma inovação nunca é um trabalho rápido e fácil, ou o poder da determinação obstinada.

image

4. Envolver pequenos grupos

Pesquisas têm demonstrado que o envolvimento de pessoas em um pequeno grupo de discussão é uma excelente maneira de levá-las a comprar uma nova idéia. Conversas entre pares, ao que parece, são muito mais eficazes para ideia pegar e divulgar informações, do que discursos ou material escrito.

No Banco Grameen, Yunus atribuído seus mutuários  são formados por  pequenos grupos de cinco. Enquanto a intenção original era a idéia de que as mulheres em um pequeno grupo poderiam ajudar umas as outras quando se respeitassem com problemas para pagar os seus empréstimos, os grupos fizeram muito mais do que isso: Nas reuniões semanais, os devedores – 97 % dos quais são mulheres, que quase unanimidade é pobre, analfabeta e nunca tinham administrado dinheiro ou dos seus familiares – fizeram novas amisafra. Eles conversavam sobre como crescer as suas pequenas empresas e trocar dicas sobre como gerenciar seus empréstimos.

As pequenas reuniões semanais do grupo tornaram-se uma escola para a mudança.

5. Seja flexível e paciente

Apesar de sua espantosa capacidade de manter o foco durante décadas em seu objetivo primordial, Yunus permaneceu flexível por toda parte. Durante uma entrevista em Bangladesh, ele explicou como se aproximou  das mulheres que tinham medo e estavam relutantes em aceitar o seu primeiro empréstimo de pequeno porte. “Eu sabia que não ia acontecer de imediato. Que eu tinha muitos planos de contingência. Nunca pensei que o Plano A funcionaria assim que eu estava me preparando para o Plano B e Plano C e assim por diante. Então, nós não estávamos com pressa, mas não desisto. Ficamos muito teimoso “.

Por exemplo, quando Yunus apostou no desenvolvimento de uma empresa de água para purificar a água naturalmente, ele descobriu que as mulheres da aldeia de Bangladesh simplesmente não iriam gastar muito dinheiro em água. Ele ficava alterando,mudando e melhorando a tecnologia até que ele pudesse descer o preço o suficiente para que as pessoas a pudessem comprá-lo.

Seguindo o conselho de Yunus, pode-se aumentar as chances de sucesso. Mais do que isso, a compreensão da dinâmica da resistência e adotando as estratégias adequadas para lidar com isso, podem  torná-los mais fáceis de prever e ajustar-se ao ritmo lento das mudança.

Fonte: Help Planeta