SP testa primeiro ônibus 100% elétrico movido a bateria


          

Mobilidade urbana é o tema da vez entre os brasileiros já que a simples tarefa de se locomover na cidade vem se tornando uma árdua tarefa devido à grande quantidade de veículos nas ruas. E o transporte publico, recentemente alvo de manifestações populares em todo país, é o tema principal, pois acredito que uma cidade desenvolvida é onde o rico também anda de ônibus, sem o estigma de que transporte publico serve somente a classe baixa. Mas como transitar em ônibus precários, sem linha exclusiva, com tarifa exorbitante, e sem ao menos nenhuma malha rodoviária estruturada? Complicado. E ainda sem contar os altos índices de poluição que tais ônibus precários emitem no ar que respiramos.

Para dar inicio a uma mudança neste cenário, na última terça-feira (19), iniciaram os testes com o primeiro ônibus articulado movido totalmente a baterias. O transporte alternativo, que foi apresentado em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, percorrerá o Corredor Diadema até São Paulo. Batizado de E-bus, o sistema é gerenciado pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo). Ele não emite poluentes, possui baixo nível de ruído e ainda dispensa a instalação da rede aérea elétrica ao longo do trajeto.

O articulado possui 18 metros de comprimento e capacidade para 124 passageiros. As baterias são compostas por íons de lítio recarregáveis, capazes de armazenar muito mais energia do que as baterias de tração mais comumente utilizadas.O programa de testes desenvolvido em parceria com a Mitsubishi do Japão, além da concessionária Metra – Sistema Metropolitano de Transportes, tem como objetivo verificar a viabilidade técnica e econômico-financeira da implementação da tecnologia.

A escolha da Extensão Diadema-Morumbi (São Paulo) para os testes se deu em função de não haver neste trecho a operação de veículos com tecnologia totalmente isenta de emissão de poluentes. Com um trecho de 11 quilômetros de extensão, a operação foi planejada para permitir, ao longo do dia, quatro recargas rápidas (cada uma com duração de quatro minutos) no Terminal Diadema. Além disso, o ônibus receberá cargas lentas (com duração de duas a três horas) na garagem da Concessionária Metra durante a noite e em horários de baixa demanda de passageiros. A previsão é que o sistema já comece a operar entre janeiro a junho de 2014. 

Agora nos resta esperar para presenciar o funcionamento E-bus, e esperançosamente torcer para que o modelo seja replicado em outros estados e cidades, beneficiando assim todo o país na tentativa de uma baixa pegada de carbono e uma mobilidade aceitável.

Fonte: Ciclo Vivo

Laísa Mangelli