Agência da ONU enfatiza necessidade de garantir desenvolvimento industrial sustentável e inclusivo


por Redação da ONU Brasil
 

                    Fazenda de energia eólica na Dinamarca. Foto: ONU/Eskinder Debebe

 

Garantir o desenvolvimento industrial sustentável e inclusivo é primordial para a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), de acordo com o novo quadro de prioridades da agência divulgado esta semana.

Há quase 40 anos, os Estados-membros adotaram a Declaração de Lima sobre o Desenvolvimento Industrial e Cooperação – cujo objetivo era aumentar a participação mundial da produção industrial dos países em desenvolvimento e abrir o caminho para que a UNIDO pudesse se tornar uma agência especializada da ONU. Na segunda-feira (2), a UNIDO adotou a Nova Declaração de Lima, que salienta a importância do desenvolvimento industrial inclusivo e sustentável como base para o crescimento econômico contínuo.

“Apesar de integrar de forma equilibrada todas as três dimensões do desenvolvimento sustentável – econômico, social e ambiental -, acreditamos que as medidas eficazes para o desenvolvimento industrial sustentável e inclusivo devem englobar o reforço das capacidades produtivas de forma que sustentem a transformação estrutural da economia, encorajem o crescimento econômico – criando empregos decentes -, aumentem a produtividade e o desenvolvimento, a transferência e absorção de tecnologia e apoiem as pesquisas relacionadas ao desenvolvimento”, afirma o documento.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-monn, disse na abertura da Conferência Geral da UNIDO que o mundo enfrenta a desigualdade, a volatilidade e a incerteza. “Nós vemos a rápida urbanização. O crescimento da população mundial significa que precisamos produzir mais bens e serviços, utilizando cada vez menos recursos e gerando cada vez menos resíduos e poluição.”

Segundo o diretor-geral da UNIDO, Li Yong, o documento é uma manifestação de apoio e confiança dos Estados-membros na agência, enfatizando a experiência crítica da UNIDO na área de desenvolvimento industrial sustentável e inclusivo e na formação de novas parcerias para o desenvolvimento.

* Publicado originalmente no site ONU Brasil.

Fonte: Envolverde