Novos núcleos ingressam na disputa 2014


Na última terça-feira (11) a Escola Estadual Sagrada Família II recebeu a visita de representantes do Movimento ECOS, o Professor Elmo Júlio, acompanhado dos estudantes de Direito Marília Norma (monitora de equipe) e Breno Gontijo.

 

Sob a direção da professora Gislaine, supervisores e professores cederam o espaço para que a oficina e palestras fossem efetivadas. Com a participação de alunos dos 1º, 2º e 3º anos do ensino médio, o Professor Elmo abordou a estrutura do Movimento e o cadastro de participação, destacando questões ambientais vigentes e seus aspectos norteadores.

 

Um dos destaques nas palestras foi a abordagem da importância do jovem estar inserido em projetos de construção de consciência, capazes de concretizar ideia que minimizem os impactos ambientais. “Não adianta somente elaborar leis e aguardar as iniciativas governamentais, sem bases concretas oferecidas pela educação ambiental. É necessária uma revisão de valores, do compromisso cidadão com o próximo e com o planeta”, disse Elmo.

 

Marília e Breno explicaram aos jovens o passo a passo de como a instituição procederá para ingressar ativamente no Movimento ECOS este ano, para que não haja desânimo e impedimentos na elaboração de seu núcleo de Projeto. Os estudantes de Direito apontaram segmentos que podem levar a uma temática interessante para que a Sagrada Família II possa intervir ambientalmente em seu espaço e entorno.

 

O cadastro dos alunos já foi efetivado e os coordenadores de núcleo indicados. O estudante Almir, do 3º ano, mostrou grande interesse em tomar frente dos trabalhos, destacando o fato de ser muito importante para ele “estar ingressado em projetos como o Ecos, representando a escola em que estudo, dessa maneira posso contribuir para a preservação do meio ambiente”, afirmou.

 

Escola Estadual Professora Maria Amélia Monteiro de Castro

 

No mesmo dia 11 os estudante de Direito Marília Norma e Breno Gontijo compareceram na Escola Estadual Professora Maria Amélia Monteiro de Castro, para transmitir todas as informações que a instituição necessita para a parceria com o ECOS.

 

Orientados pelo professor Elmo Júlio, os jovens levaram o recado dos objetivos do Movimento, as possibilidades inúmeras que o educandário pode trabalhar no desenvolvimento de atividades em prol da melhoria ambiental. A monitora Marília já conhecia a realidade da escola, é moradora do bairro Sagrada Família e poderá unir temáticas à experiência da realidade local.

 

A supervisora Ana Cristina e o professor Jairo, vice-diretor, pretendem fazer com que a escola participe ativamente do ECOS neste ano de 2014.

 

Clique aqui e confira o álbum de fotos!

Fonte: Da Redação

Publicado em: ECOS