Bernardo Monteiro estabelece metas ambientais


A Escola Estadual Bernardo Monteiro recebeu na última terça-feira (18) a visita do Movimento ECOS através de um dos seus representantes, o professor Elmo Júlio de Miranda e Souza. O acolhimento responsável foi da professora Dorilene, atual diretora. Empolgados, os jovens participaram de maneira ativamente da oficina, questionando os segmentos do Movimento e demonstrando real interesse em participar.

 

Em 2013 a escola recebeu algumas oficinas em que o professor Elmo abordou questões socioambientais e as possibilidades oferecidas pela Educação para que os jovens possam intervir ativamente em benefício do meio ambiente. Alguns aspectos foram destacados, como o consumo atual da sociedade moderna e outras temáticas envolvendo nosso espaço geográfico. As palestras aconteceram em três momentos distintos no auditório da escola e reuniu mais de 300 alunos do ensino médio.

 

Neste ano ficaram definidos três temas centrais para o desenvolvimento das atividades: o consumo de água, energia e a reciclagem de resíduos sólidos. O professor Elmo, com formação em Análise Ambiental, iniciou um processo de orientação para que os educandos possam desenvolver projetos voltados para essa esfera.

 

Durante o encontro foi ressaltado que a instituição pretende elaborar práticas ambientais, tendo como um dos objetivos reformar as fachadas do antigo jardim, construindo um espaço de equilíbrio ambiental voltado para o ecossistema e utilizando algumas práticas sustentáveis para a manutenção do mesmo, envolvendo água, compostagem e paisagismo. “Ganhamos muito com um espaço arborizado, colorido, organizado e bonito, capaz de produzir harmonia espacial, traduzido em um micro-ecossistema”, disse o professor.

 

Há também outro segmento de projeto que seria a recuperação das atividades artísticas da Praça em frente à escola, que possui um coreto que resguarda histórias do entorno dos bairros Calafate, Prado e Gameleira. Os alunos pretendem utilizar o espaço para a realização de recitais, teatro e apresentações musicais aos sábados.

 

A monitora Laura, estudante do curso de Direito da Escola Superior Dom Helder Câmara, é a responsável pela assessoria do Projeto Socioambiental 2014 da Bernardo Monteiro e acompanhará o desenvolvimento das atividades na escola. A diretora e todos os alunos ficaram muito bem orientados na visita e satisfeitos, aguardando nosso retorno, principalmente de Laura.

 

Clique aqui e confira o álbum de fotos!

Fonte: Da Redação

Publicado em: ECOS