Movimento ECOS reafirma mais uma parceria


A rede de parceiros que luta a favor do meio ambiente reforçou mais um laço para o ano de 2014, com a Escola Estadual Professor Leopoldo de Miranda. No dia 20 de março, quinta-feira, o professor Elmo Júlio, integrante da equipe ECOS, realizou uma oficina que contou com a presença de professores e alunos dos 2º e 3º anos da instituição.

 

A oficina foi desenvolvida a partir da apresentação do Movimento, com informações sobre a criação, a importância dos segmentos do ECOS  e assuntos diversos que norteiam a causa ambiental, focando os temas de sustentabilidade, consumo, preservação e o envolvimento cidadão para a colaboração e o compromisso real que podem direcionar a relação homem-natureza.

 

Os jovens presentes se revelaram muito interessados em reunir e constituir um núcleo de contribuição, para concorrer ao Projeto Socioambiental 2014, apresentando algumas de suas realidades e preocupações à causa. A estudante Carolina Rodrigues Pereira lembrou uma atividade desenvolvida com os colegas em 2013 na barragem da Pampulha, “visitamos o local para uma análise dos motivos que levaram a poluição e buscando soluções para o problema. Este trabalho nos fez ver que não existem fronteiras para as questões ambientais e as boas ações começam na sala de aula”, disse a aluna. 

 

O professor Elmo destacou que “a base do aprendizado e a estruturação do caráter ocorre na escola. Não podemos apenas assistir as catástrofes ambientais pela TV, devemos agir, e está no jovem o poder de modificar a realidade ambiental futura”, analisou o professor.

 

O que motivou a Leopoldo de Miranda fazer parte desta corrente foi o fato de verem no Movimento uma luz no fim do túnel, para melhorar o ambiente escolar e desenvolver nos alunos uma consciência mais crítica, referente ao cuidado com o que lhes é oferecido.

 

Clique aqui e confira o álbum de fotos!

Fonte: Da Redação

Publicado em: ECOS