Encontro: Mudanças Climáticas e o Litoral de SP


O evento "Encontro: Mudanças Climáticas e o Litoral de SP", nos próximos dias 2 e 3 de abril, em Iguape, Litoral Sul de São Paulo, contará com a presença de especialistas em mudanças climáticas e dinâmica costeira.

 

O encontro faz parte do Projeto Mudanças Climáticas e o Futuro das Comunidades do Litoral Sul Paulista, desenvolvido pela Iniciativa Verde que conta com apoio do Instituto HSBC Solidariedade.

 

O objetivo principal do projeto é apoiar as comunidades da região para conseguirem enfrentar a difícil realidade que se apresenta com o agravamento dos efeitos resultantes do aquecimento global e o consequente aumento dos níveis do mar e dos fenômenos climáticos extremos. Tais mudanças colocam em risco a população e seus meios tradicionais de moradia e subsistência.

 

Assim, o evento identificará as maiores vulnerabilidades e as respectivas medidas que deverão ser tomadas para enfrentar o problema. Entidades da região estão convidadas a mandar representantes que poderão fazer suas considerações, tirar suas dúvidas e definir ações. As conclusões vão contribuir para a elaboração do Plano de Adaptação às Mudanças Climáticas para o Lagamar que está em discussão pelo Grupo Setorial de Coordenação do Gerenciamento Costeiro do Complexo Estuarino-Lagunar de Iguape e Cananeia.

 

1º dia (2 de abril)

18h até 21h – Debate: Mudanças Climáticas no Lagamar – Mesa de discussão com Humberto Rocha (modelagem em mudanças climáticas, Insituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosférias da Univerdade de São Paulo) e Célia Gouveia (vulnerabilidade costeira, Insitituto Geológico, Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo) em mudanças climáticas e dinâmica costeira. 
Local: Auditório da Escola Técnica Engenheiro Agrônomo Narciso de Medeiros (ETEC) de Iguape (Rodovia Casemiro Teixeira, Km 51,5). Com coffee break de boas-vindas para todos.

 

2º dia Encontro: Mudanças Climáticas e o Litoral Sul de SP (3 de abril)

Local: Pousada Recanto das Aves (Estrada do Icapara, Km 3,5 – Iguape).
9h00 até 13h30 – Discussão das Vulnerabilidades: apresentação dos resultados levantados e analisados pelo projeto e discussão (em grupos).
13h30 até 17h – As propostas de adaptação: apresentação e debate das propostas (em grupos).

 

Mais informações aqui: http://www.iniciativaverde.org.br/comunicacao-artigos-e-noticias-detalhes.php?cod=218

 

Fonte: Mobilize