Campanha contra trabalho infantil amarga a consciência dos portugueses


 

Uma campanha contra o trabalho infantil na Costa do Marfim amargou o paladar de portugueses. Literalmente. No vídeo acima, pessoas que passeavam por um centro comercial de Lisboa eram convidadas a provar uma nova bebida da fictícia marca de chocolate quente Cacau Inspirit. Filmada com câmaras ocultas, a surpresa dos lusitanos foi grande quando provaram a iguaria e descobriram que ela era ultra-amarga.

 

O filme da organização InSpirit, criado em parceria com a agência portuguesa BAR e a produtora Krypton , é um alerta para o trabalho infantil nos campos de cacau na Costa do Marfim. A reação negativa das pessoas era esperada para mostrar como é “amarga” a vida dos jovens que cultivam o fruto do chocolate. A ação pretende arrecadar 15 mil euros para a construção de cinco escolas no país africano, onde uma quantidade significativa de crianças deixam de ir à escola para trabalhar.

 

Aqui no Mato Grosso, com o financiamento da Organização Internacional do Trabalho, desenvolveu, de 2011 a 2013, o “Me Encontrei”, projeto de erradicação do trabalho infantil que empreendeu esforços na articulação de uma rede de proteção a crianças e adolescentes e ajudou a fomentar políticas públicas que promoveram a inserção digna de jovens aprendizes no mercado de trabalho.

 

Ambas as campanhas são importantes e revelam a preocupação mundial em exterminar tão abominável prática que não condiz com o que se espera da civilização no século XXI.

 

(Forest Comunicação)

Fonte: Mercado Ético