Salvador inaugura bicicletário especial para torcedores durante a Copa


              

Um bicicletário especial que funcionará nos dias de jogos da Copa do Mundo na Arena Fonte Nova, em Salvador, foi inaugurado na ultima sexta-feira, 13 de junho, na capital baiana. A iniciativa é da prefeitura municipal, por meio do Movimento Salvador Vai de Bike.

O equipamento, cuja capacidade é para 600 bicicletas, está instalado em frente ao Fórum Ruy Barbosa e é destinada a torcedores, soteropolitanos, turistas e trabalhadores na região do entorno do estádio. A iniciativa coordenada pelo Escritório Municipal da Copa (Ecopa) tem como objetivo estimular o uso da bike durante o mundial, especialmente nos dias de jogos da Arena Fonte Nova.

Para aqueles que não possuem a sua própria bicicleta, a opção é usar as "laranjinhas" do sistema público de bicicletas compartilhadas. A prefeitura traçou rotas preferenciais saindo das estações de compartilhamento que são próximas a Arena – Praça Castro Alves, Praça da Piedade, Campo Grande, Largo da Vitória e Colégio Salesiano – e estão operando em caráter especial hoje para atender o público nesta ação. No momento que utilizar o bicicletário o usuário receberá um ticket para que possa retirar sua bike até as 20h30.

Para usar as bicicletas laranjinhas é preciso se cadastrar: basta o usuário acessar o site e efetuar o pagamento de cadastro anual no valor de R$10 através de qualquer cartão de crédito. Uma novidade do programa é que os ciclistas que utilizam as bicicletas laranjinhas têm agora um telefone unificado, que pode ser utilizado tanto para desbloquear as bikes nas estações, quanto para falar com a central de atendimento do programa. É o 4003 – 9892, que funciona no mesmo período das estações de compartilhamento, das 6 às 22 horas.

Desenvolvido pelo Ecopa, o programa tem parceria com a Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador), Secretaria Municipal de Urbanismo e Transportes (Semut), e conta também com o apoio de diversos órgãos municipais como a Guarda Municipal, Sucom e Semop.

Fonte: EcoD 

Laísa Mangelli