Google oferece US$ 1 milhão por inovação que torne a energia limpa mais viável


                   

O gigante das buscas na internet Google oferece um prêmio de US$ 1 milhão por uma inovação que torne a energia de origem solar ou eólica mais prática para uso cotidiano.

O Google se associou ao Instituto de Engenheiros em Eletricidade e Eletrônica para apoiar o "Littlebox Challenge" (Desafio da Caixinha), prometendo contemplar quem apresentar o melhor projeto de um aparelho maior que um laptop, que transforme de forma eficiente a corrente elétrica em alternada, que é a usada em residências e empresas.

As fontes de energia renovável como os painéis solares e os geradores eólicos produzem corrente direta, que deve ser transformada em alternada, que alimenta atualmente os complexos aparelhos que produzem energia a partir de fontes fósseis ou nucleares.

O desafio é miniaturizar os transformadores de energia à décima parte de seu tamanho atual, semelhantes a um 'cooler' grande.

Os novos inversores podem ser uma forma de o Google melhorar a transmissão de sua própria geração de energia, já que a empresa mantém um projeto de energia eólica (a partir do vento).

Inversor menor

“Um inversor menor poderia ajudar a criar pequenas redes de transmissão de baixo custo em remotas partes do mundo. Ou permitir manter as luzes durante um blecaute via bateria de carros elétricos”, afirmou Eric Raymond, do time Google Gren, voltado às ações sustentáveis dentro da empresa.

As propostas podem ser enviadas até 30 de setembro. Os 18 finalistas notificados deverão levar seus protótipos de inversores a uma fábrica nos Estados Unidos em outubro de 2015. O resultado do concurso será anunciado em janeiro de 2016.

Fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org/

Laísa Mangelli