Como a desigualdade econômica prejudica as sociedades


                       

"Sentimos instintivamente que alguma coisa vai mal nas sociedades com grandes disparidades de rendimentos”. Em mais uma palestra marcante do TED Talks, Richard Wilkinson apresenta gráficos com dados concretos sobre a desigualdade econômica, e mostra o que piora quando os ricos e os pobres estão demasiadamente afastados: efeitos reais na saúde, tempo de vida, e mesmo em valores básicos como a confiança.

“As sociedades desenvolvidas ricas alcançaram um ponto de virada na história humana. A política deve agora tratar da qualidade das relações sociais e como podemos desenvolver sociedades harmoniosas e sustentáveis”, defende Wilkinson.

“Porque a desigualdade aumenta a competição de estatuto e também diminui o consumismo. As pessoas em sociedades mais desiguais trabalham mais horas porque o dinheiro parece ainda mais importante.”

Segundo Wilkinson, a desigualdade prejudica a qualidade das relações sociais (aumentando violência, reduzindo confiança, coesão e envolvimento na vida comunitária), as pessoas tornam-se mais egocêntricas, menos inspiradas e menos preocupadas com o bem comum.

“Praticamente todos se beneficiam de maior igualdade. Normalmente os benefícios são maiores entre os pobres, mas expandem-se para a maioria da população.”

Assista a apresentação (com legendas em português):

Matéria do site EcoDesenvolvimento