III Congresso de Direito Ambiental começa nesta quarta-feira


 

Palestra de Gilberto Dimenstein, show da banda Uakti, lançamento de livro, debate com os maiores especialistas e pesquisadores da área do Direito. Tudo isso está previsto para a noite de abertura do III Congresso Internacional de Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentávelque acontece nesta quarta-feira (10), a partir das 19h. Neste ano, o evento discutirá a temática ‘Estado Socioambiental e Economia: um debate constitucional’. 

De acordo com a professora Beatriz Souza Costa, que participa da comissão organizadora, o assunto se monstra importante, primeiramente, para esclarecer o significado do termo socioambiental e, posteriormente, sua ligação intrínseca com a economia. “A obviedade da sobrevivência humana, como consumidores da natureza, envolve a economia (que visa o lucro com essa necessidade). Todavia, a partir da certeza da escassez de recursos naturais, a produção e o consumo de bens ambientais ensejam novos rumos”, afirma a professora.

A estrutura seguirá o padrão convencional de palestras por módulos, distribuídos nas manhãs e noites dos dias 11 e 12. Entre as presenças confirmadas, estão os professores Demétrio Magnoli, da Universidade de São Paulo (USP); Consuelo Yoshida, da PUC-São Paulo; e Tiago Fensterseifer, da PUC-PR. O Congresso contará também com um forte time de palestrantes internacionais, formado pelos pesquisadores Tânia López, da Escuela Jacobea de Posgrado (México); Luiz Oosterbeek, do Instituto Politecnico de Tomar (Portugal); Jean Marc Sorel, da Université de Paris 1 – Panthéon Sorbonne (França), entre outros.

Oportunidade

De acordo com o professor Franclin Brito, coordenador do evento, a grande novidade desta edição é a oferta de minicursos na parte da tarde. “Eles discutirão temas transversais, como cinema socioambiental, modelos de sociedade (do consumo ao pós-consumo) e ética ambiental”, explica o professor.

Para os alunos da graduação da Dom Helder Câmara, a participação em um dos minicursos (somada à presença completa nos 4 módulos de palestras), valerá como um seminário temático (os estudantes devem cursar ao menos cinco seminários até o término da graduação).

Confira a programação completa e os minicursos em oferta!

Inscrições

As inscrições para o evento estão esgotadas. 

Leia também:

Ministro Herman Benjamin confirma participação

Evento terá pesquisadores do México, Portugal, França e Peru

III Congresso terá show do grupo Uakti

Fonte: Dom Total