Iniciativa do Pnuma estimula consumo consciente por meio da informação


              

Para ajudar consumidores a fazerem boas escolhas na hora das compras, nesta semana, o Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) lançou plano global para incentivar o consumo consciente.

Liderado pelos governos da Alemanha e Indonésia e a organização Consumers International, o Programa de Informação do Consumidor (CIP, na sigla em inglês) fornecerá informações detalhadas sobre os produtos para que a população possa ter consciência sobre os impactos sociais e ambientais causados por suas compras.

Para isso, o programa produzirá análises de produtos ao longo do ciclo de vida, desde a extração de recursos naturais até o descarte. Segundo o Pnuma, esse esclarecimento é vital para a mudança de hábitos de consumo.

Outro objetivo do CIP é prestar assistência a governos, entidades certificadoras, empresas e ONGs nos esforços para fornecer informações claras do impacto que os produtos causas ao planeta e às pessoas.

Além disso, a plataforma global servirá para difundir políticas, estratégias, projetos e parcerias importantes rumo ao consumo sustentável.

O CIP pertence ao Programa-Quadro de 10 anos para o Consumo e Produção Sustentáveis* (10YFP, na sigla em inglês), criado durante a conferência Rio+20, em 2012.

*10YFP

http://www.unep.org/10yfp

Fonte: Planeta Sustentável