Seminário traz modelos internacionais de mobilidade sustentável para São Paulo


As cidades brasileiras sofrem com os congestionamentos, a má qualidade do transporte coletivo e a falta de atenção ao transporte não-motorizado, em decorrência de décadas de priorização do transporte individual por automóvel. Pensando nisso, a Virada da Mobilidade congrega organizações e iniciativas, entre 21 e 26 de setembro, para promover conscientização e ações por uma mobilidade urbana mais sustentável.

O seminário A Nova Economia da Mobilidade, que fecha a programação da Virada na sexta-feira (26), convida tomadores de decisão do setor privado, representantes das diferentes instâncias de governo e da sociedade civil para conhecer as experiências e soluções inovadoras nacionais e internacionais, e debater os caminhos da mobilidade sustentável.

Organizado por WRI Brasil, EMBARQ Brasil e Caronetas, com o patrocínio do Santander Brasil e da Fundação Caterpillar, o encontro trará especialistas renomados a São Paulo, entre eles Susan Zielinski, diretora executiva do programa SMART (Sustainable Mobility & Accessibility Research & Transfomation), no Instituto de Pesquisa em Transportes da Universidade de Michigan, e Stuart Anderson, da Steer Davies Gleave (SDG), consultoria focada em Gestão de Demanda de Viagens (GDV). Serão discutidas novas políticas, tecnologias e sistemas de transporte que garantem, ao mesmo tempo, mais qualidade de vida às pessoas e retornos financeiros significativos às empresas.

O conceito de GDV é um dos focos da Virada da Mobilidade neste ano. Na terça-feira (23), um seminário e um workshop – organizados pela SDG em parceria com WRI Brasil, EMBARQ Brasil e Editora Abril, no Auditório do Novo Edifício Abril – irão apontar práticas empregadas pelos setores público e privado, nos EUA e Europa desde os anos 1980, para diminuir o impacto dos deslocamentos de trabalho nas cidades. Para demonstrar que as estratégias de GDV podem ser implementadas também em empresas brasileiras, a Editora Abril e o Banco Santander irão compartilhar suas experiências (ver programação abaixo).

MICROACESSIBILIDADE

No início do seminário A Nova Economia da Mobilidade, acontece o lançamento do Concurso 3 Estações, que promoverá uma competição de ideias para intervenções urbanísticas que possam melhorar a mobilidade e a acessibilidade de pedestres e usuários do sistema público de transporte no entorno das estações Vila Olímpia, Berrini e Santo Amaro da CPTM. O concurso, realizado em parceria pelo WRI Brasil, EMBARQ Brasil e o USP Cidades, surgiu em resposta ao desafio de colocar em prática as diretrizes do Design Ativo na cidade de São Paulo. Mais informações estarão disponíveis a partir do dia 26 no sitewww.uspcidades.net/concurso3estacoes.

Saiba mais sobre os painelistas.

SEMINÁRIO: A NOVA ECONOMIA DA MOBILIDADE – 26 DE SETEMBRO DE 2014

08:00 Café de boas vindas
09:00 Mesa de Abertura – Carlos Nomoto, Banco Santander; Márcio Nigro, Caronetas; Monica Salles, Caterpillar; Rachel Biderman, WRI Brasil
09:20 Lançamento do Concurso 3 Estações – Paula Manoela dos Santos da Rocha, EMBARQ Brasil; *Maria Teresa Diniz, USP Cidades.
09:40 Global Trend Spotting – Susan Zielinski, University of Michigan
10:30 Mobilidade urbana: contexto e cenários no Brasil –Eduardo Vasconcellos, ANTP; Orlando Strambi, POLI-USP; Valéria Pero, IE-UFRJ. Moderador: Marcelo Moura, Revista Época.
11:10 Intervalo para café
11:40 Desafios e oportunidades em Economias Emergentes –Eduardo Vasconcellos, Orlando Strambi, Susan Zielinski, Valéria Pero. Moderador: Marcelo Moura.

13:00 Almoço

14:30 A nova economia da mobilidade urbana – Stuart Anderson, SDG
15:00 Perspectivas para a Nova Economia da Mobilidade no Brasil. Moderadora: Natália Garcia, Cidades para Pessoas
Painel de debates:
– Cidades para Pessoas – Natália Garcia
– Políticas públicas e parcerias – Pedro Junqueira, Centro de Operações do Rio de Janeiro
– Inovação e negócios – Pedro Monteiro, Compartibike
– Inovação e tecnologia – Adalberto Maluf, BYD
– Mobilidade nas empresas – Edmar Cioletti, Banco Santander

16:20 Virada da Mobilidade 2014: balanço e perspectivas – Márcio Nigro; Laura Valente de Macedo, WRI Brasil; *Meire Fidelis, Editora Abril. Moderadora: Andrea Leal, WRI Brasil.
17:00 Encerramento

Local: Auditório da Torre Santander – Av. Juscelino Kubitschek, 2.235 – em São Paulo.

Inscrições até 19 de setembro
Por favor, preencha o formulário para se inscrever.

 

SEMINÁRIO MOBILIDADE CORPORATIVA SUSTENTÁVEL – 23 DE SETEMBRO DE 2014

08:30 Café de boas vindas, credenciamento e entrega de materiais
09:00 Mesa de Abertura
Rachel Biderman (WRI), Meire Fidelis (Abril), Charles Kent (WRI)
09:15 Experiência internacional e oportunidades & desafios no Brasil – Stuart Anderson, SDG
10:15 Programa de Mobilidade Corporativa da Abril – O caso da Editora Abril – Mariana Martinato
10:30 Perguntas e Encerrametno
Workshop Ferramentas para o Desenvolvimento e a Continuidade de Estratégias de GDV
11:15 Desenvolvimento e continuidade de estratégias de GDV no Brasil – Stuart Anderson, SDG
11:45 Exploração de ferramentas-chave – Equipe SDG
12:15 Apresentação de resultados dos grupos de participantes
12:30 Perguntas e Encerramento

Vagas limitadas: Para o Seminário Mobilidade 
Corporativa Sustentável, há 100 vagas, e, para o workshop Ferramentas para o Desensvolvimento e a Continuidade de Estratégias de GDV há apenas 15 vagas, por isso é indispensável a inscrição no site: www.viradadamobilidade.com.br.

Local: Auditório do NEA (Novo Edifício Abril)- Mezanino, Av. das Nações Unidas, 7221. Editora Abril

 

Contatos para imprensa

Filipe Costódio
Assessor de Imprensa da EMBARQ Brasil
E-mail: fcostodio@embarqbrasil.org
Tel.: (51) 3312-6324 ou (51) 8265-9363

André Siqueira
Assessor de Imprensa do Banco Santander
E-mail: andre.siqueira@santander.com.br
Tel.: (11) 3553-5244 ou (11) 9 6912-4891

Fonte: The City Fix