CineSolar leva sessões de cinema sustentável e gratuito para interior de São Paulo


divulgação

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

     

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Que tal pegar um filminho projetado com energia solar? Esta é a ideia genial do CineSolar, um furgão itinerante com paineis solares que viaja pelo país levando diversão sustentável.

O veículo, inspirado em similares internacionais, foi idealizado aqui no Brasil por Cynthia Alario, da Brazucah Produções*, em parceria com a Associação Cultural Simbora e a Semearte Productil. Para viabilizar o projeto, o CineSolar recebeu apoio inicial da Fundação Holandesa Doen e do Solar World Cinema. 

Desde 2013, o cinema móvel solar já realizou mais de 90 sessões gratuitas pelo país, atingindo um público de quase 13 mil pessoas. A energia elétrica economizada foi maior que 220 mil watts, equivalente a quase 400 horas de uma geladeira ligada sem interrupções. 

"O Brasil tem um incrível potencial em energias renováveis. E por que não se beneficiar no campo do entretenimento, das artes e da cultura?", pergunta Cynthia. "Nosso objetivo é trabalhar também com ações sustentáveis, que multipliquem a conscientização ambiental e mostrem a força que a energia solar tem por aqui". 

Em outubro, o CineSolar vai percorrer cidades do interior de São Paulo, exibindo o filme "Tainá, a Origem" (todos os filmes da iniciativa têm uma pegada ambiental e social). O furgão passará por Lençóis Paulistas, Botucatu, Agudos, Brotas, Pederneiras, Américo Brasiliense, Marília, Pindorama, Ibitinga e Matão. Confira a programação com horário e dia certo para cada cidade no site do CineSolar

Além de cinema, o veículo solar também é utilizado para eventos, festas e apresentações artísticas. O CineSolar é equipado com 150 assentos para o público, telão, sistema de projeção e som, além de uma cabine de DJ para acompanhar as atividades.

*Brazucah Produções