A cidade da vez agora é Madri, a capital espanhola, que limitou a utilização de carros nas áreas centrais. A medida repete a iniciativa já aplicada em Paris, Hong Kong, Buenos Aires, entre outras capitais pelo mundo, que tem o objetivo de reduzir a poluição nos centros urbanos e promover uma mobilidade urbana eficaz. De acordo com o jornal espanhol El País, a norma deve começar a vigorar em janeiro do próximo ano.
O anúncio foi feito pela Presidente da Câmara, Ana Botella, na última segunda-feira (21 de Setembro). A líder municipal explicou que a restrição será aplicada a uma área de 1.900 km2, onde apenas os moradores locais terão acesso de carro. Quem se desloca diariamente à região poderá apenas passar por algumas grandes avenidas, mas não será possível estacionar em vias de acesso.
Para garantir que a medida será cumprida, a cidade receberá 22 novas câmeras de segurança e os infratores serão multados em 90 euros, o equivalente a R$277. O objetivo do conselho espanhol é reduzir, pelo menos, 1/3 do tráfego nas regiões centrais da cidade.
A estratégia integra o Plano de Mobilidade, que visa reduzir o número de veículos particulares nas ruas ao mesmo tempoem que incentiva o transporte público, bicicletas e pedestres. Outras medidas devem complementar o projeto, como a limitação nos horários para a circulação de caminhões e redução nos limites de velocidades das ruas.
O plano deve ajudar a capital espanhola a reduzir os níveis de poluição, ao mesmo tempo em que melhor as condições para o transporte alternativo e reduzem os acidentes de trânsito, principalmente os que envolvem ciclistas e pedestres.
Fonte: http://ciclovivo.com.br/noticia
Laísa Mangelli