Rio Grande do Sul ganha nova Reserva Biológica


O ano já está quase terminando, mas ainda deu tempo do WikiParques alcançar a marca de 200 verbetes cadastrados. A área protegida em questão é a Reserva Biológica Estadual Banhado do Maçarico, localizada no município gaúcho de Rio Grande, em uma área costeira de Pampa. Criada em 10 de dezembro de 2014, a Reserva é a 23ª Unidade de Conservação estadual do Rio Grande do Sul, que não ganhava uma nova área protegida desde 2005, quando da criação do Parque Estadual Quarta Colônia.
Com uma área de 6.253 hectares, esta Reserva Biológica preserva uma área de reconhecida importância internacional para a conservação das aves. A reserva abriga áreas insubstituíveis para uma população isolada do macuquinho-da-várzea (Scytalopus iraiensis), além de ser uma região importante para a reprodução do pássaro migratório caboclinho-de-papo-branco (Sporophila palustris). A região abriga ainda grande parte das populações locais das aves gavião-cinza (Circus cinereus), noivinha-de-rabo-preto (Xolmis dominicana) e caminheiro-grande (Anthus nattereri).

A criação de uma Unidade de Conservação de Proteção Integral no Banhado do Maçarico é uma antiga reivindicação de ambientalistas, que alertavam para ameaças sobre a região, como o plantio de espécies arbóreas exóticas, queimadas sistemáticas das turfeiras, avanço de empreendimentos eólicos, sobrepastoreio pelo gado e contaminação por agrotóxicos.

A bela fauna do Banhado do Maçarico pode ser apreciada no Flickr do fotógrafo Cláudio Dias Timm, que registrou desde os caboclinhos-de-papo-branco (Sporophila palustris) até os Jacarés-do-papo-amarelo (Caiman latirostris) encontrados na região.

                                    Caboclinho-de-papo-branco (Sporophila palustris) - Macho 

                                    Jacaré-do-papo-amarelo (Caiman latirostris)