Museu do Meio Ambiente (RJ) recebe exposição sobre Cândido Portinari


Mostra organizada pelo Projeto Portinari é composta por 23 réplicas impressas em alta resolução. Entrada gratuita até 1º de março

           

O Museu do Meio Ambiente recebe até 1º de março, a exposição de réplicas "Portinari – Arte e Meio Ambiente". A exposição foi organizada pelo Projeto Portinari, que detém o acervo digital da obra completa do pintor Candido Portinari (1903-1962), 

A mostra é composta por 23 réplicas impressas em alta resolução, que reproduzem com alta fidelidade cromática e geométrica os originais. As molduras também seguem o padrão utilizado pelo autor.

As obras foram divididas em cinco módulos tendo o tema do meio ambiente como fio condutor: 1. O ser humano e sua relação com o espaço em que vive; 2. Água: fonte de vida; 3. O uso dos recursos minerais; 4. A preservação das florestas e dos animais: 5. O equilíbrio entre os seres humanos.

A mostra oferecerá visitas mediadas e oficinas de arte para crianças e jovens, tendo como inspiração o artista que desejava, com sua obra, “suscitar em cada homem ou mulher o sentimento da dignidade humana, da fraternidade e do espírito comunitário”.

O Programa Educativo do Museu do Meio Ambiente também oferecerá uma série de atividades planejadas especialmente para o período da mostra.

O endereço do Museu do Meio Ambiente é Rua jardim Botânico, 1008, Rio de Janeiro. Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 17h. Entrada gratuita.

Fonte:
Jardim Botânico do Rio de Janeiro 

Laísa Mangelli