Ribeirinhos da Amazônia em exposição fotográfica


Maurício de Paiva

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Toda a força e diversidade das raízes e tradições dospovos da Amazônia são reveladas pelas lentes de Maurício de Paiva. Em "Alaridos – Jogo dos elementos", em exposição no Sesc Itaquera, em SP, o fotógrafo mostra os caboclos-ribeirinhos em meio à paisagem da floresta e a jogos corporais ligados a festejos, lendas e à arqueologia.


São 32 fotografias que retratam a vida destas pessoas em regiões dos estados do Amapá e Pará (seus estuários do rio Amazonas com 340 km), Amazonas e Acre. Sobretudo em ilhas, foz de rios, beiras, reservas extrativistas, interiores e a parte atlântica – oriental da bacia amazônica.

Maurício de Paiva é fotojornalista e colaborador da National Geographic Brasil. Publicitário de formação, é também documentarista. Ganhou 4 Prêmios Abril de Jornalismo. Muitas das imagens da exposição fazem parte de seu livro, lançado no ano passado, Futebol na Amazônia – imagem e alarido

"Alaridos – Jogo dos elementos" é parte integrante da mostra Amazônia Mundi, que acontece no Sesc Itaquera continuamente desde 2013. O catálogo da exposição de Maurício de Paiva tem design e arte de Cristina Veit, ex-diretora de arte e editora de fotografia da National Geographic Brasil. 

O catálogo conta ainda com textos do arqueólogo da USP, Eduardo Góes Neves, que escreve: "Caboclos amazônicos não têm ascendência indígena, são descendentes nordestinos que foram trabalhar com a borracha no século 19. Com o fim deste ciclo, estes migrantes, misturados aos descendentes dos índios, ocuparam as beiras de rios e lagos. Isso gera um hibridismo para receber algo que vem de fora, o jogo de bola. O diferente é a Amazônia: o rio, as locomoções, a noite inteira de festa, e não o futebol em si. A utopia positiva do Brasil é a miscigenação."

A exposição fotográfica tem entrada gratuita e vai até 10/05.

 

Confira abaixo algumas imagens da mostra:

Maurício de Paiva


 

Maurício de Paiva


 

Maurício de Paiva



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EXPOSIÇÃO ALARIDOS – JOGO DOS ELEMENTOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Data: 21/01 a 10/05
Horário: quarta a domingo, 09h30 às 16h30 
Local: Sesc Itaquera
Endereço: Avenida Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 – Itaquera – SP
Entrada gratuita

Fonte: Planeta Sustentável