Descaso de SP com a água


          10 grandes números revelam descaso de São Paulo com sua água

  

A relação das cidades com as águas é um negócio curioso. Os homens sempre procuraram se fixar ao longo dos grandes rios para ter água e vias de transporte próximas. Ao mesmo tempo, o desenvolvimento urbano acarretou a deterioração desses recursos hídricos, comprometendo sua quantidade e qualidade.

No maior estado do Brasil, não foi diferente. A história de São Paulo com seus rios é marcada por ataques e danos, que se repetem até hoje e nos ajudam a entender a crise hídrica que assombra a região de um jeito diferente — mais integrado.

Veja nas fotos 10 números que mostram o descaso do Estado paulista com este bem tão precioso.

53,3% É O ÍNDICE DE TRATAMENTO DE ESGOTO EM RELAÇÃO À ÁGUA CONSUMIDA NO ESTADO
Tão importante quanto ter água em quantidade é ter água de boa qualidade. São Paulo deixa de tratar quase 57% dos esgotos gerados, segundo dados do Sistema Nacional de Informações de Saneamento Básico do Ministério das Cidades. Toda essa água suja ameaça as reservas limpas e encarece os custos de tratamento no futuro.

60 É O NÚMERO DE CIDADES PAULISTAS CUJO ÍNDICE DE TRATAMENTO DE ESGOTO É IGUAL A ZERO
Entre os 645 municípios do Estado, pelo menos 60 não possuem tratamento algum de esgoto. Sem rede adequada, todo o esgoto gerado vai parar nos rios próximos. Em todos eles, a coleta de esgoto não passa de 40% dos domicílios.

75,39% É O ÍNDICE DE COLETA DE ESGOTO EM TODO O ESTADO
Quase 25% da população do Estado de São Paulo ainda não conta com serviços de coleta de esgoto. Quem mora nessas situações, precisa recorrer a métodos de risco para a saúde, como o uso de fossa negra.

34% É O ÍNDICE DE PERDAS DE ÁGUA EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO
De cada 100 litros de água coletada e tratada, apenas 66 litros chegam são e salvos na casa dos paulistas. Os outros 34 litros ficam pelo caminho. Ligações clandestinas, vazamentos, obras mal executadas ou medições incorretas no consumo de água são as principais causas das perdas. Um quadro imperdoável para um recurso tão precioso e cada vez mais escasso.

2 LAGOS DO IBIRAPUERA É QUANTO O DESCARTE ILEGAL DE ESGOTO INDUSTRIAL NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO PODERIA ENCHER POR DIA
No entanto, nem toda a água que sai das indústrias em forma de esgoto retorna limpa para o meio ambiente, como deveria acontecer. A cada hora, as indústrias paulistas descartam cerca de dez milhões de efluentes cheios de resíduos tóxicos e sem tratamento algum nos rios e lagos dos municípios de São Paulo. Por dia, o descarte ilegal de esgoto industrial daria para encher dois lagos do Parque Ibirapuera, segundo estudo feito pela Grupo de Economia da Infraestrutura e Soluções Ambientais, da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

21,5% É QUANTO RESTA DA VEGETAÇÃO ORIGINAL DA REGIÃO DO CANTAREIRA
Nos últimos 50 anos, a região da Cantareira teve quase 80% de sua vegetação nativa desmatada, segundo um levantamento feito pela Fundação SOS Mata Atlântica. Atualmente, restam apenas 21,5% da cobertura original nas bacias hidrográficas e nos 2.270 quilômetros quadrados do conjunto de seis represas que compõem o Sistema Cantareira. Os impactos do desmatamento em áreas de manancial são significativos. A floresta tem papel essencial na prevenção de secas, pois reabastece os lençóis freáticos e impede a erosão do solo e o assoreamento de rios.

18 TONELADAS É QUANTIDADE DE LIXO E ENTULHOS RETIRADOS DAS MARGENS E LEITO DE UM TRECHO DO RIO TIETÊ NA CIDADE DE SALTO
A política do laissez-faire com relação ao manejo do lixo resulta em situações como a que deixou atônita a população da região de Salto, em Sorocaba, em julho do ano passado. Por conta da estiagem severa, o Rio Tietê, que corta o centro da cidade, transformou-se num fio de água e expôs toneladas de lixo acumulado ao longo de décadas.

8 MIL É O NÚMERO ESTIMADO DE POÇOS ARTESIANOS NA CIDADE DE SÃO PAULO
Na grande maioria dos casos é dos poços artesianos que os caminhões pipa retiram água. A cidade de São Paulo tem cerca de 2000 poços outorgados pelo DAEE, mas especialistas do setor estimam em mais de 8 mil o número de clandestinos, que incluem tantos poços operantes, como paralisados.

120 BILHÕES DE LITROS É O VOLUME DE ÁGUA QUE TERIA SIDO POUPADO SE O RODÍZIO OFICIAL TIVESSE COMEÇADO HÁ UM ANO
O rodízio de água era a primeira opção apresentada pela Sabesp para contornar os níveis decadentes do sistema Cantareira. O plano foi formalmente entregue em janeiro de 2014 ao Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (DAEE), mas foi descartado pelo governo Alckmin. Na ocasião, o rodízio proposto era de 48 horas com água e 24 horas sem para as localidades atendidas pelo Cantareira. Se tivesse sido implementada há um ano, a medida poderia ter resultado em uma economia de 120 bilhões de litros em 2014.

NÚMERO 1 É A POSIÇÃO DO RIO TIETÊ NO RANKING NACIONAL DE RIOS MAIS POLUÍDOS DO BRASIL
O mais importante rio do estado de São Paulo também é o mais poluído do Brasil, segundo o levantamento “Indicadores de Desenvolvimento Sustentável”, do IBGE.

Foto: Wikimedia Commons

Fonte: Planeta Sustentável