Instituições reforçam laços ambientais


General Carneiro

 

Na última sexta feira (27) a escola Escola Estadual General Carneiro recebeu a visita do professor Elmo Júlio, representante do Movimento ECOS. A escola sempre muito receptiva e animada com as proposta do Movimento, e com equipe coordenada pelo professor Diógenes, mais uma vez, confirma a sua participação ativa nas atividades de 2015.

 

Os jovens participaram da palestra ministrada pelo professor Elmo que trabalhou na divulgação das intenções e propostas do ECOS para este ano e, sobretudo, sobre a atual condição ambiental que se encontra o planeta.

 

Os jovens do 2º e 3º anos do ensino médio participaram com muita atenção, e tiveram momentos para tirar dúvidas sobre a dinâmica que o ECOS se estrutura. Os professores Elmo e Diógenes dimensionaram sobre a importância da participação da escola e de seus alunos em projetos que se preocupam com as causas sociais e ambientais, capazes de reorientar o jovem na busca de condições de vida melhores.

 

Espera-se que a escola tenha sucesso em seus objetivos, devido à capacidade de coletivismo e os níveis de preocupação com as atuais realidades sócio-ambientais que o planeta tem passado.

 

Zilda Arns Newman

 

Também orientada pelo professor Diógenes, a Escola Estadual Zilda Arns Newman, finalista em 2014 do Projeto Socioambiental, novamente participa das propostas do ECOS para 2015. Muito animada e criativa, a escola localizada em uma das cristas de serra, próximo a Serra da Piedade, pretende projetar propostas para melhorar as condições ambientais locais e contribuir em esferas maiores de preocupação nas relações homem-natureza.

 

Os alunos estão preocupados com a questão da água no bairro Belmonte, devido à altitude do relevo que torna seu acesso difícil às residências. O professor Diógenes, juntamente com o professor Elmo e os estudantes, pretende elaborar uma proposta sobre a questão do desperdício e pesquisar os horários em que a água tem maior difícil para chegar às residências que ficam no alto do bairro Belmont.

 

“Embora o problema seja sério e complicado, é possível que possamos analisar a situação, entendê-la e apresentar propostas que podem minimizar essas dificuldades, através do processo de conscientização e educação voltada para ações racionais”, avaliou o professor Elmo, representante do Movimento. Elmo ressaltou ainda o acompanhamento sistêmico que o ECOS possibilitará sobre a questão da interpretação dos gastos de água e energia na instituição.

Fonte: Da Redação

Publicado em: ECOS