O compromisso ambiental do IEMG


O Instituto de Educação de Minas Gerais recebeu na última quinta-feira (09), pela segunda vez esse mês, a visita dos representantes do Movimento ECOS, o professor Elmo Júlio de Miranda e a monitora Larissa Cosso. A parceria foi efetivada mais uma vez, sob a autorização e colaboração da vice-diretora do turno da manhã, a professora Silvana Caires, que todos os anos possibilita a entrada do ECOS na referida escola.

 

O auditório estava lotado de alunos, que ouviram o professor Elmo e a monitora Larissa sobre como desenvolver as atividades que o Movimento segmenta. Elmo desenvolveu falas recortando a problemática ambiental presente em nosso cotidiano, como a questão da água, energia, esgotamento, recursos naturais e interligando com as questões antropológicas culturais, estendendo às questões de valores e espiritualidade. "Somente teremos uma melhoria ambiental, se revermos nossas posturas e formos à busca de valores que parecem estar adormecidos", avaliou o professor.

 

Elmo abordou ainda o compromisso humanitário, cidadania e sensibilidade, recortando fatos e questões ambientais nas esferas locais e globais. Houve muitas falas e questionamentos entre os participantes sobre a questão da água e da energia, visto os próprios alunos ter interesse em saber sobre esses gastos na escola, perante a grande estrutura dos prédios da instituição.

 

A escola possui cerca de 30 classes de alunos do ensino médio, é um importante educandário de Minas Gerais e sempre esteve presente em eventos e projetos em busca de melhoria para a sociedade. A equipe contará com a coordenação diretamente da direção e de seus alunos: Cláudia Luiza Siqueira, Pedro Augusto Valadares, Nathália, Nayara e outros.

 

Espera-se muito da equipe do Instituto de Educação, visto o entusiasmo e energia que a turminha apresentou no evento, sobretudo questionando problemas de suas realidades e do entorno. A Monitora Larissa Cosso informou aos jovens sobre a obra social que o movimento possibilita aos jovens que estão terminando o ensino médio na rede pública.

Fonte: Da Redação

Publicado em: ECOS