Zilda Arns dá início aos trabalhos de 2015


A Escola Estadual Zilda Arns Newman, orientada pelo professor Diógenes, mais uma vez inicia seus trabalhos em prol da melhoria ambiental. Contando com uma equipe de alunos dos 2º e 3º anos do ensino médio, evidencia buscas para elaborar propostas de análises do entorno espacial e comunidades que estão passando por problemas com questões como o lixo, energia e principalmente pelo período de escassez de água.

 

A escola tradicionalmente participante do Movimento ECOS, através de seu professor de química, está presente na transversalidade do ensino e aprendizagem junto às questões ambientais e sociais.

 

Na quinta-feira (07) a instituição recebeu visita do professor Elmo Júlio e do estudante do curso de Direito Carlos Eduardo, para as discussões e propostas sobre a organização do projeto que a escola irá trabalhar neste ano. O professor Diógenes e sua equipe propõe, para a edição de 2015, uma iniciativa que abarca questões que afligem as comunidades locais.

 

A coordenadora da equipe, a estudante Ísis, falou sobre a precariedade do entorno e os problemas referentes à falta d’água, que devido às altitudes do bairro Belmonte, onde se localiza a escola, a água tem necessidade de chegar às torneiras e recipientes, em horário de picos, sendo assim, a equipe propõe efetivar pesquisas sobre os picos de utilização que acabam por enfraquecer a condução da água até as residências, supõem.

 

O professor Elmo salientou em sua conversa com a equipe que tudo que se propõe à analise, necessita de pesquisas e que nem tudo é possível se conseguir sem que haja levantamentos e união de todos os atores sociais no que se quer construir, mas parabenizou antecipadamente as propostas e ideias do grupo, pela preocupação do espaço de convivência.

 

Elmo também discursou sobre a importância que existe na elaboração de projetos estudantis. “O profissional nasce de um pequeno filamento que chama a atenção do pesquisador participante e que daí surgem os filamentos que serão futuramente às competências de vários profissionais, assim surgem biólogos, engenheiros, sociólogos, advogados de Direito e outros mais”, disse o professor.

 

O Estudante Carlos Eduardo situou a equipe sobre a importância da participação de cada elemento do grupo, apresentando-se e solicitando a apresentação de cada estudante e suas pretensões no projeto escolar para 2015. O Movimento agora espera , mais uma vez, a brilhante participação da Zilda Arns Newman.

 

Clique na imagem acima e confira o álbum de fotos!

Fonte: Da Redação

Publicado em: ECOS