Esforços das Carlos Drummond em benefício à água


Na última quinta-feira (21), a equipe do Movimento ECOS, apoiado pela Escola Superior Dom Helder Câmara, realizou, na Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade, a oficina de palestras e apresentação do Movimento no intuito de efetivar a parceria para as atividades de 2015. O contato iniciado pela professora de português, Cátia Imaculada, conhecedora do projeto realizado em outra instituição parceira do ECOS (Escola Estadual Professora Luiza Maria), e o acolhimento foi feito pela professora e mestre em biologia, Rosemary Santana, com plena concessão do professor Patrício Bento de Oliveira, atual diretor.

 

A equipe, coordenada pelo professor Elmo Júlio, abordou assuntos relacionados ao Meio Ambiente e a qualidade de vida, sustentabilidade e compromisso cidadão, destacando a importância do papel da educação em direcionar o início de novas posturas e estratégias, para que realmente possa haver maior sensibilidade e construtivismo nas ações de melhoria do convívio homem-natureza, da equidade social e saúde, para sociedade humana e os seres vivos em geral.

 

“Pouco adianta a solidão das leis elaboradas cheias de punições e sem objetivos que possam mudar as atitudes, senão o estabelecimento de iniciativas completas, coletivas e reais, esmerando a educação como berço maior de construção de plenas atitudes”, afirmou o professor Elmo.

 

Meninas de ouro, a monitora Larissa Pâmela, juntamente com as estudantes de Direito, Gabriela e Samara, foram altamente habilidosas em reunir os alunos dos segundos e terceiros anos para a definição da equipe que irá representar a escola no Movimento, efetivando as fichas cadastrais, além de relatar sobre o curso de Direito na Dom Helder. A mobilização perfeita da equipe resultou no cadastramento da Carlos Drummond na mesma data, além da realização dos levantamentos da primeira e da segunda atividade proposta pelo ECOS.

 

A escola, muito bem orientada pela mestra Rose, pretende desenvolver um projeto voltado ao reaproveitamento das águas dos serviços de cozinha da instituição, que possui grande volume, devido ao tamanho da escola e sua demanda neste setor. Um dos facilitadores é que as pias estão dispostas bem à frente a uma enorme área onde a escola possui uma horta e cultivo de mandioca, batata doce e hortaliças. O projeto visa o reaproveitamento dessas águas e intensificação das áreas de cultivo, sendo essa também uma das propostas da professora Rose, tornar a horta da escola permanente.

 

Elmo Júlio argumentou com a equipe sobre a colaboração e a assessoria da EMBRAPA, que poderá orientá-los tanto na questão do direcionamento da água utilizada no setor de copa, quanto na prosperidade da horta.

 

A mobilização do Movimento ECOS na escola foi um sucesso, alunos altamente participativos e interessados pela questão, procurando se cadastrar e reportando todos os detalhes e tecendo expectativas, além de uma disciplina impecável.

 

Clique na imagem acima e confira o álbum de fotos!

Fonte: Da Redação

Publicado em: ECOS