Lançamentos marcam a Semana da Mata Atlântica 2015 na Bahia


O lançamento de publicações, dados e campanhas, como a de mobilização para a criação do Parque Nacional Serra Vermelha, no Piauí, e a nova cartilha sobre a Lei da Mata Atlântica, do Ministério Público da Bahia, terão espaço na Semana da Mata Atlântica 2015.

O encontro acontece no campus da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), nos próximos dias 27 a 30 de maio com o tema “Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica”, enfocando perspectivas de ações de recuperação do bioma que contribuem para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

Governo federal, estadual, prefeitura e sociedade civil uniram esforços para a realização da Semana da Mata Atlântica, que acontecerá este ano na cidade de Porto Seguro (BA), devido à sua localização em região de um dos três mosaicos de Unidades de Conservação em que serão desenvolvidas as atividades do Projeto Biodiversidade e Mudanças Climáticas, sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ/KfW). Ambos são promotores do evento, que é realizado anualmente em parceria com a Rede de ONGs da Mata Atlântica (RMA) e o Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (CN-RBMA).

“Espera-se ampliar a visibilidade do município de Porto Seguro e da presença da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e reforçar o conceito da região como área prioritária para conservação do Bioma Mata Atlântica e para o desenvolvimento de práticas sustentáveis”, diz Adriano Wild, Coordenador Institucional da RMA e um dos responsáveis pela organização da Semana. A abertura contará com a presença do Secretário Estadual de Meio Ambiente da Bahia, dos Secretários Municipais de Meio Ambiente e de Planejamento de Porto Seguro, representantes do Ministério do Meio Ambiente, da RBMA, da RMA, da GIZ e KfW e da UFSB.

PEC 215 e Terras Protegidas em pauta

Os participantes da semana poderão realizar visitação a uma importante área de etnoturismo no Estado: a Reserva Pataxó da Jaqueira, fortalecendo o turismo que valoriza a cultura e saberes dos povos tradicionais e a necessidade de manutenção das comunidades indígenas da região. Os interessados poderão se escrever na hora do evento.
A programação também conta com um momento específico para aprofundamento no tema PEC 215 – projeto de alteração da Constituição Federal em trâmite no Congresso Nacional que, na prática, vai inviabilizar a criação de novas Terras Indígenas, Territórios Quilombolas e Unidades de Conservação.

Lançamentos durante a semana

Na ocasião, serão apresentados os nove Planos Municipais de Mata Atlântica que estão em elaboração no Sul e Extremo Sul da Bahia, publicação com a proposta para a criação da Reserva da Biosfera Marinha Abrolhos-Trindade, coordenada pela RBMA, além da divulgação de estudos da UFSB para a conservação da Mata Atlântica com novos dados.

Durante o evento também serão lançadas publicações inéditas como o “Anuário Mata Atlântica 2014”, da RBMA, o estudo “Percepção de riscos e adaptação à mudança climática baseada nos ecossistemas na Mata Atlântica, Brasil”, do Centro de Formação Avançada em Desenvolvimento Rural da Universidade de Berlim, além do caderno 44 da RBMA sobre o manejo sustentável da Piaçava, um dos recursos naturais mais importantes da Mata Atlântica regional.

No Dia da Mata Atlântica, 27 de maio, a Rede Mata Atlântica lança campanha on line para convencer o governo estadual, Ministério do Meio Ambiente, Casa Civil e Presidência da República a, finalmente, criarem o Parque Nacional Serra Vermelha, no Piauí, visando resguardar os atributos de biodiversidade, cênicos e arqueológicos da região.

SERVIÇO
Semana da Mata Atlântica 2015
ONDE: Campus Sosígenes Costa – UFSB – Porto Seguro
QUANDO: 27 a 30 de maio
Veja a programação completa aqui.

* Com informações do rma.org.br.

** Publicado originalmente no site SOS Mata Atlântica.

Fonte: envolverde