Desafios Para Captação De água De Chuva


Painel Debate Desafios Para Captação De água De Chuva Em São Paulo

 
Data: 11/06/2015 das 18:30:00 às 22:00:00
Painel debate desafios para captação de água de chuva em São Paulo

Trata Brasil, CERSA e Plínio Thomaz formarão a mesa de discussão do evento, promovido pela causa ´Água, Cuido porque Amo´ em parceria com vereador Gilberto Natalini

Discutir os desafios para aplicar ações de preservação de recursos hídricos, como a implantação de sistemas de captação de água de chuva nos grandes centros urbanos, é tema de debate que será realizado no dia 11 de junho (5ª feira), na Câmara Municipal de São Paulo. O evento, organizado pela causa “Água, Cuido porque Amo” e pelo vereador Gilberto Natalini, pretende debater como fomentar a captação da água de chuva nos grandes centros para usos secundários, tais como rega de plantas, limpeza de chão, lavagem de carros, etc, de forma que os usuários estabeleçam uma relação diferente com a água, a utilizando com mais consciência e inteligência. A discussão abordará os desafios tanto no âmbito das políticas públicas – o que tem sido feito neste sentido, quais leis estão em vigor, o que pode ser melhorado – quanto na mobilização dos cidadãos como co-responsáveis pelo consumo consciente, visando o incentivo de práticas de uso racional da água.

Para debater o assunto estão confirmadas as presenças de Édison Carlos, presidente do Instituto Trata Brasil,Pedro Mancusodiretor administrativo do CEAP (Centro de Apoio à Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo) e presidente do CERSA (Centro de Referência em Segurança da Água), Plínio Thomaz, especialista em água de chuva e Amauri Ramos, sócio-presidente da Brasplan, consultoria especializada em água e sustentabilidade. A mediação do debate será conduzida por Fabiano Gonçalves, diretor de infraestrutura da Acqualimp, especializada em armazenamento de água e que possui engajamento em campanhas de conscientização quanto ao uso de recursos hídricos.“Com a crise hídrica oferecendo cada vez mais um risco eminente da falta de água, é importante aquecermos a discussão de como podemos aproveitar os recursos hídricos da melhor forma e para quais fins. Nesse painel queremos debater ainda formas de descentralizar os sistemas tradicionais de captação de água pluvial, modernizar nossas leis e, a reboque, criar uma cultura de nos relacionarmos de uma maneira diferente, mais consciente e inteligente com a água”, afirma Gilberto Natalini, vereador pelo PV e idealizador do painel Produção Mais Limpa, que este ano tem como grande tema a água.

Na ocasião, o grupo irá discutir iniciativas como a instalação de sistemas de captação de água de chuva em prédios públicos, casas, edificações em geral, qual a melhor forma desta captação, condução e manejo da água e quais leis podem suportar isso de forma que as responsabilidades entre sociedade civil e governo possam ser compartilhadas. Os participantes convidados do evento poderão apresentar dúvidas e ideias sobre o tema.
Além do debate, o evento terá a palestra de apresentação da “Água, Cuido porque Amo” (www.facebook.com/aguacuidoporqueamo), iniciativa que tem como objetivo principal incentivar uma nova maneira das pessoas se relacionarem com a água, cuidando dela e aprendendo a viver de uma nova forma mais racional e mais consciente. O movimento, que percorre escolas, eventos e plataformas digitais com ações de conscientização, está estendendo sua atuação com filme para veiculação em telas de cinema, canais fechados de TV e redes sociais.

Endereço:

Câmara Municipal de São Paulo | Sala Prestes Maia – 1º andar – – São Paulo 
São Paulo

Fonte: (o)eco