Planeta Terra já ‘opera no vermelho’


Em 2015, planeta Terra já 'opera no vermelho' desde o dia 13 de agosto

sobrecarga-ecod.jpg

Em menos de oito meses, a humanidade usou o saldo de recursos naturais de um ano inteiro da Terra, segundo dados da Global Footprint Network, um organismo internacional de sustentabilidade com sedes na Europa, na Ásia e nos Estados Unidos. Desde 13 de agosto de 2015, o nosso planeta já está "no vermelho".

O Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day) marca a data em que a demanda da humanidade por recursos naturais em um ano excede a capacidade da Terra de regenerar tais recursos neste mesmo ano. Nós mantemos esse déficit liquidando estoques de recursos naturais e acumulando lixo e dióxido de carbono na atmosfera.

Em 2000, o Dia da Sobrecarga da Terra ocorria no início de outubro. Ou seja, em 15 anos, os recursos passaram a se esgotar três meses antes.

A Global Footprint Network calcula o número de dias do ano e a biocapacidade da Terra de prover recursos disponíveis para a pegada ecológica da humanidade

Os custos desse déficit ecológico estão se tornando cada dia mais evidentes com o desmatamento, a escassez de água, a erosão do solo, a perda de biodiversidade e o crescimento de dióxido de carbono na atmosfera. E os problemas podem crescer ainda mais caso medidas importantes não sejam tomadas.

Entenda o cálculo
Para determinar o Dia de Sobrecarga da Terra de cada ano, a Global Footprint Network calcula o número de dias do ano e a biocapacidade da Terra de prover recursos disponíveis para a pegada ecológica da humanidade. Desse modo, a conta se dá a partir da divisão dos recursos regeneráveis pela demanda total da humanidade – ao fim, multiplica-se o número por 365. A equação é a seguinte:

(Biocapacidade do planeta / Pegada ecológica da humanidade) x 365 = Dia da Sobrecarga da Terra

Fonte: Ecodesenvolvimento