Bairro alemão aposta em energia solar


Bairro alemão que apostou na energia solar produz quatro vezes mais eletricidade do que consome

solaralemanha-ecod.jpg

A energia solar registra crescimento em todo o mundo, principalmente em países que incentivam essa fonte renovável de geração energética que, além de limpa, ainda gera economia na conta de luz. Nesse sentido, a Alemanha, segundo maior produtor mundial (atrás apenas da China) é um grande exemplo.

Um bom modelo a ser seguido é o do vilarejo conhecido como Schlierberg, em Freiburg. As 59 residências que compõem o bairro de aproximadamente 11.000 m² (há ainda um edifício comercial, chamado de Sun Ship – Navio Solar) são feitas de madeira. As casas têm aquecimento solar, instalações fotovoltaicas nos telhados e utilizam a luminosidade natural. Tecnologias avançadas como o isolamento a vácuo aumentam o desempenho térmico do sistema de construção. Outro processo utilizado é o de ventilação ativa com recuperação de calor.

Cada morador do bairro Schlierberg recebe, ao final de cada ano, um recurso do governo pelo excesso de energia produzida

Um sistema de compartilhamento de automóveis faz com que o número de veículos circulando nas imediações diminua.

Eficiência energética
Projetada de forma eficiente em 1994, a vila é repleta de telhados feitos com placas fotovoltaicas. O resultado é a geração de quatro vezes mais energia elétrica (420 mil kWh) do que o necessário para consumo próprio e a não emissão de aproximadamente 500 toneladas de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, segundo dados do próprio arquiteto responsável pelo projeto, Rolf Disch.

Cada morador do bairro Schlierberg recebe, ao final de cada ano, um recurso do governo pelo excesso de energia produzida que é vendida à rede ao longo de 12 meses.

Segundo informou a Plataforma Cidades Sustentáveis, foi criado também um fundo de energia solar para investidores interessados em geração fotovoltaica.