A BHTrans inicia testes com ônibus elétrico


A BHTrans inicia testes com ônibus elétrico nesta terça, dia 22

 
 

A BHTrans inicia, a partir desta terça-feira, dia 22, em caráter experimental, operação de duas linhas do transporte coletivo municipal com ônibus elétrico da empresa BYD do Brasil. O veículo passou por uma vistoria na sexta, dia 18, e inicialmente irá circular nas linhas 5503 A (Goiânia A) e 9105 (Nova Vista/Sion) da Viação Torres, que fazem parte do Consórcio BH Leste.

Durante a vistoria, diretores e técnicos da BHTrans avaliaram aspectos tecnológicos, de segurança e de conforto para os usuários e motoristas. O ônibus que começa a ser testado é 100% elétrico, alimentado por baterias de fosfato de ferro, a mais limpa e segura tecnologia de baterias existentes no mundo e ambientalmente responsável, sem poluição e com emissão zero. Os motores, embutidos nas rodas, proporcionam piso baixo total e manutenção simplificada. O sistema de carga permite o carregamento do veículo total em apenas cinco horas e possui menor custo de manutenção do que o custo de um ônibus diesel.

Apesar dos testes, no momento, não há previsão de incorporação do veículo à frota do transporte coletivo da capital. A tecnologia é chinesa, mas o ônibus elétrico já começa a ser fabricado no Brasil, onde está sendo avaliado em linhas do transporte coletivo das cidades de São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Campinas (SP).

O ônibus elétrico já opera em outros países. A fabricante chinesa foi vencedora de licitação para operar 800 ônibus em Washington, Estados Unidos, e cinco veículos já estão em circulação na famosa frota de Londres. Outros 70 estão em produção para ampliarem sua participação no sistema da cidade de Londres.

 

Fonte: Portal PBH