Prefeitura de Curitiba troca lixo reciclável por alimento


 
 

Que a Prefeitura de Curitiba é a mais querida das redes sociais, todos nós sabemos, basta acessar aqui e ver a comunicação sensacional feita pelos responsáveis. Mas, mais do que isso, a Prefeitura já possui um histórico de medidas relacionadas à cidadania e bem estar da população.

Um exemplo disso é o programa que, ao mesmo tempo que ajuda a reduzir a quantidade de lixo na cidade, complementa a alimentação das famílias, por meio da troca de lixo reciclável por alimentos. A Prefeitura já possuía um projeto que trocava lixo orgânico por vale-transporte desde o fim dos anos 80. Alguns anos depois, com uma supersafra de repolho que aconteceu, eles perceberam que o vale-transporte poderia ser substituído por alimentos e assim surgiu oPrograma Câmbio Verde.

00122765[1]

Atualmente, o programa funciona assim: a cada quatro quilos de lixo, cada pessoa ganha um quilo de frutas e verduras, com trocas que acontecem quinzenalmente em postos de atendimento (que você pode acessar aqui).

O programa é um sucesso, pois promove o escoamento da safra de produtos hortigranjeiros dos pequenos produtores de Curitiba e da Região Metropolitana, cria na população o hábito de separar o lixo orgânico do inorgânico, sensibiliza a comunidade para a correta destinação final dos resíduos e reforça a alimentação para pessoas que possuem pouca renda financeira.

7378

7380

00122764[1]

00122766[1]

00122767[1]

00122768[1]

00122770[1]

00122771[1]

Há ainda o Câmbio Verde Especial, que é realizado nas escolas públicas municipais com o objetivo de consolidar nas crianças o espírito de separar o lixo e conscientizá-las da importância da reciclagem para o bem estar social de todos. Nas escolas, o lixo é trocado por cadernos, brinquedos, chocolates, ingressos para shows, etc.

Fotos do Blog Vila Torres e Comunicação Social da Prefeitura de Curitiba.

Fonte: hypeness