Couro sintético feito de chá fermentado


Pesquisadores desenvolvem couro sintético feito de chá fermentado

couro-ecod.jpg

Pesquisadores da Iowa State University, nos Estados Unidos, desenvolveram um material bastante similar ao couro de animais usados na fabricação de roupas, malas, sapatos e outros acessórios. O visual e a textura são praticamente idênticos.

A descoberta do novo material aconteceu enquanto a equipe de pesquisadores da universidade, liderada pela professora Young-A Lee, estudava o subproduto de colônias de bactérias e leveduras encontradas em uma bebida feita a partir da fermentação de um chá rico em cafeína, a kombucha.

Composta de fibras de celulose em forma de gel, quando recolhida e seca, a substância dá origem a um material parecido com o couro. Por serem biodegradáveis, o ciclo de vida dos produtos produzidos com esse tipo de couro falso é ainda mais sustentável. 

courocha-ecod.jpg

O material leva de três a quatro semanas para se desenvolver em condições controladas por laboratório. Os pesquisadores acreditam que o couro sintético é uma alternativa mais sustentável para a moda e toda a humanidade.

“Para a maioria das pessoas, a moda é uma expressão efêmera de cultura, arte e tecnologia se manifestando em forma”, afirma Lee. “As empresas de moda produzem novos materiais e roupas, de estação em estação, de ano após ano, para corresponder às necessidades e desejos dos consumidores. Pense para onde esses artigos, eventualmente, irão. Eles ocuparão espaços subterrâneos enormes, como qualquer outro lixo.”

(Via Razões Para Acreditar, com informações do Olhar Animal)

Fonte: EcoD