Evento percorrerá ruas de Belo Horizonte no dia 24 de setembro


Estudantes, professores e diretores de 22 instituições de ensino de Belo Horizonte participarão de caminhada ecológica em defesa da bacia do Rio São Francisco e seus afluentes. Ambientalistas e profissionais do Direito também confirmaram presença no evento, que é promovido pelo Movimento Socioambiental e Jurídico Ecos com o apoio da Dom Helder Escola de Direito.

O objetivo é conscientizar a população belo-horizontina para a preservação dos recursos hídricos e alertar sobre a situação de degradação que afeta vários trechos da bacia do São Francisco. De acordo com dados do Instituto Mineiro de Gestão Águas (IGAM), oito dos 15 pontos de monitoramento do rio principal apresentam níveis de agentes poluidores acima do tolerado pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). 

Para alunos da Dom Helder, a participação no evento valerá 8h de atividades complementares na área de extensão.

Programação

A concentração ocorrerá às 8h, na Praça da Estação. Equipes das escolas participantes – como Colégio Tiradentes, Escola Estadual General Carneiro e Dom Helder Câmara – farão apresentações artísticas e musicais com o apoio de um trio elétrico. Durante todo o trajeto haverá falas e testemunhos de representantes das escolas e entidades ambientais.

Às 9h, os manifestantes seguem pela Avenida dos Andradas até a esquina com a Alameda Ezequiel Dias, onde formarão uma corrente em torno do Rio Arrudas, um dos afluentes do Rio São Francisco. Após o abraço simbólico, continuam a caminhada até Praça Duque de Caxias, em Santa Tereza, passando pela Avenida do Contorno.

O encerramento na Praça Duque de Caxias contará novamente com apresentações musicais, fanfarras e discursos em defesa do Rio São Francisco, feitos por alunos e professores. As apresentações são partes do Projeto Socioambiental desenvolvido pelo Movimento Ecos.

“Convidamos toda a população a participar conosco. Os rios brasileiros estão alcançados altos níveis de poluição, o que tem causado danos à fauna, aos ecossistemas e à população ribeirinha. Muitas cidades ainda não possuem sistemas de saneamento básico e despejam os detritos nas águas”, afirma o professor Francisco Hass, pró-reitor de extensão da Dom Helder Câmara e integrante do Movimento Ecos.

Caminhadas

Esta é a terceira caminhada ecológica promovida pelo Ecos. Em 2015, mil pessoas compareceram ao evento, que teve como foco a crise hídrica e energética. Os manifestantes se reuniram na Praça do Papa e seguiram até a Praça de Liberdade.

A primeira caminhada ocorreu em 2012, com concentração na Praça Floriano Peixoto. Os estudantes caminharam até a sede da Dom Helder Câmara (Rua Álvares Maciel, 628) pedindo o fim dos retrocessos instituídos pelo Novo Código Florestal.

Ecos

O Ecos é um movimento socioambiental e jurídico criado em 2011, com o apoio da Dom Helder Escola de Direito. Tem com o objetivo promover ações de defesa e preservação do meio ambiente por meio de uma rede de estudantes do ensino médio, professores, universitários e profissionais do Direito. O movimento engloba instituições públicas e privadas de Belo Horizonte e região.

 

Publicado em: ECOS